Banese

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Prefeito Ezequiel Leite concede entrevista ao programa A8 na TV Atalaia

Em entrevista ao jornalista André Barros, no Programa A8 na TV (TV Atalaia), no início da tarde desta terça-feira, 24, o prefeito de Capela, Ezequiel Leite, falou que com criatividade e responsabilidade tem driblado as dificuldades e, assim, conseguindo administrar o município com melhores condições.

Ezequiel informou que, segundo registro do Ministério do Trabalho (MT), Capela atualmente é a cidade de Sergipe com maior número de carteira prossionalnassinada. “São 1.144 empregos com carteiras assinadas”, ressaltou.

Ele disse ter apostado na oferta do conhecimento para tentar inserir os jovens no mercado de trabalho.

“Investimos em cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas, a exemplo de mecânica de motos, pedreiro, etc. “Já são cerca de 4 mil jovens e adultos participando de cursos profissionalizantes em nosso município e, muitos, após certificados, já apresentam histórias de sucesso”, completou o prefeito.

Folha

Questionado pelo jornalista sobre o pagamento dos servidores, já que muitos prefeitos estão encontrando dificuldades para efetuá-lo, o prefeito de Capela disse que o município mantém em dia o pagamento dos funcionários, e também dos fornecedores.

Arrecadação

De acordo com o gestor capelense, a arrecadação do município declinou bastante, principalmente por conta de uma causa perdida na justiça, antes de 2013, fazendo com que o município deixasse de receber por mês R$ 1,5 (um milhão e quinhentos mil reais). “A receita mensal de Capela, atualmente, é de R$ 4 milhões/mês, sendo 54% para folha de pagamento e o restante desses recursos para investir em programas sociais, combustível e despesas comuns a todas as administrações.

Ezequiel Leite informou que para amenizar a situação causada pela perda de recursos financeiros e que afeta principalmente os mais carentes, sua administração investe fortemente no social.

“São 33 mil habitantes e 43 povoados. Sabemos que dentre esses alguns estão no mercado de trabalho, mas ainda há famílias em situação de vulnerabilidade social. Por isso, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), criamos os programas Bolsa Capela (2.000 famílias); Capela Sem Fome (1.000 famílias) e Vale Gás (1.000 famílias).

Obras

Outro tema abordado no decorrer do programa foram as obras. Ao falar sobre elas, Ezequiel anunciou para o próximo sábado, 28, a inauguração da ponte localizada no Pau D’arco, localidade que fica na divisa entre Capela e Aquidabã. “Essa obra, aguardada pela comunidade há muitos anos, foi construída por meio de recursos próprios” enfatizou o prefeito.

Ainda segundo Leite, também com recursos da prefeitura, sua administração trabalha na execução de obras de calçamento a paralelepípedo em cinco quilômetros de vias, da cidade e povoados. “Serão 30 quilômetros no total”.

Ezequiel ainda relacionou a construção de 78 casas populares e as demaid obras que estão sendo realizadas através de emendas parlamentares: Rodoviária, Parque Aquático, Praça da Juventude, etc. Ele fez questão de registrar o interesse pelo Pacto Federativo (que tem relação como os mecanismos de partilha da receita dos tributos arrecadados entre os entes da Federação). “Os representantes dos quase 6 mil municípios brasileiros aguardam com ansiedade por este momento. Afinal, os impostos saem dos municípios e nós ficamos apenas com 16%, os Estados com 23% e a grande fatia fica com o Governo Federal” disse.

Carnalita

André Barros quis saber do prefeito sobre o Projeto Carnalita. Ezequiel disse que recebeu visita de uma executiva da Empresa Vale em seu gabinete. “Nesta reunião fui informado que como o carro chefe da empresa é o minério de ferro e houve queda no valor deste minério, o Projeto Carnalita em Sergipe havia sido adiado. Respondi que o minério continua no mesmo lugar e que esperamos a Empresa Vale de braços abertos”.

Fonte: Secom/PMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!