Banese

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Brigada Itinerante: Estado intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

Com o  objetivo de detectar possíveis focos e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo de Endemias e Fundação Estadual da Saúde (Funesa), lança o calendário de ações para o mês de dezembro nas cidades sergipanas.

Em parceria com os agentes de endemias dos municípios, as equipes estão visitando casas, praças, terrenos baldios entre outros locais. “As ações  de combate ao Aedes aegypti  ocorrem através da parceria entre a Brigada Itinerante do Estado e os agentes locais. A meta é fortalecer, cada vez mais, o trabalho de prevenção das doenças que tem como vetor o popular mosquito da Dengue”, destaca a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.

Por isso, é muito importante que as pessoas fiquem atentas ao calendário de ações da Brigada Itinerante. “A população deve abrir suas casas para que os agentes atuem nos possíveis pontos que possam acumulam água e, assim, formar criadouros do mosquito Aedes aegypti”, ressalta a gestora.

Além das ações preventivas, os profissionais que atuam na Brigada Itinerante darão palestras educativas. “Os agentes estarão nas escolas e comunidades, além de prestar orientações à população. Precisamos lembrar que o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus deve ser contínua, com a eliminação de criadouros em depósitos domiciliares, ralos, calhas, vasos de planta e copos descartáveis, por exemplo”, declara Sidney Sá.

A Secretaria de Saúde vai ainda capacitar os agentes de endemias dos municípios, com o intuito de aprimorar o trabalho que eles realizam nos municípios. No dia 02 de dezembro, a capacitação será voltada aos profissionais de Nossa Senhora das Dores, Propriá, Japoatã, Pirambu, Japaratuba e Cedro de São João. Já no dia 10, será a vez dos municípios de Siriri, Capela, São Cristóvão, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Gararu e Itabaianinha.

Segue abaixo o calendário de ações da Brigada Itinerante nos municípios.

Visita da Brigada Itinerante:
Propriá – Dias 01 e 02 de dezembro
Capela – Dias 03 e 04 de dezembro
Japoatã – Dias 07 e 09 de dezembro
Pirambu – Dias 10 e 11 de dezembro
Japaratuba – Dias 14 e 15 de dezembro
Itabaianinha – Dias 16 e 17 de dezembro
Riachão do Dantas – Dia 18 de dezembro
São Cristóvão – Dias 21 e 22 de dezembro
Pedrinhas – Dia 23 de dezembro
Gararu – Dias 28, 29 e 30 de dezembro

Cronograma do Carro Fumacê para o mês de dezembro:
Municípios de Neópolis, Capela, Siriri, Cedro de São João, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Pirambu, Japaratuba, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Pedrinhas e Gararu.
 
Da ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!