Banese

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PMDB realiza evento para estimular participação das mulheres na política

“Estamos estimulando as mulheres a participarem da política, fazendo com que elas compreendam que é na política que podemos transformar a vida de pessoas”. Essa foi a mensagem deixada pela presidente Nacional do PMDB Mulher, Fátima Pelaes, que no último sábado (28/11), esteve em Aracaju para participar do lançamento do programa “Mulher em Ação” – que visa estimular a participação feminina na política.

Reunindo mulheres de todo o estado e de vários bairros da capital sergipana, o evento aconteceu no Hotel Mercury, na Orla de Atalaia. Pela manhã houve a solenidade de lançamento e início dos trabalhos. Durante a tarde as mulheres participaram de duas palestras do Programa, uma sobre ‘Comunicação em Redes Sociais’ e outra sobre ‘Motivação e empoderamento feminino’. As palestras fazem parte das atuações do Mulher em Ação que deverão ser levadas para os municípios.

 “Estamos trabalhando em todo Brasil o programa Mulher em Ação para que possamos mobilizá-las em todo país para esse novo tempo”, destacou Fátima Pelaes.. A presidente Nacional do PMDB Mulher acredita que a questão cultural ainda afasta as mulheres da política brasileira. Segundo ela, apesar de existir a lei de cotas que destina 30% das vagas para as mulheres nas candidaturas, isso não se reflete nas urnas. Ou seja, no Congresso Nacional menos de 10% de mulheres são deputadas e senadoras.

 “Esse é o momento de despertar na mulher o papel fundamental dela para a política e para os avanços sociais. Elas precisam participar e compreender que esse é um espaço de decisão, de poder. E poder para poder fazer. Queremos o despertar da mulher para que ela perceba junto com o homem que ela pode mudar e transformar a sociedade para ser mais justa e fraterna”, falou.

41 diretórios

Já a presidente Estadual do PMDB Mulher, Acácia Calazans, afirmou que o partido está começando uma estrutura para solidificar o PMDB Mulher no Estado, organizando os diretórios municipais, que já são 41. “Este curso vem fazer justamente com que a mulher sergipana tome conhecimento do que é PMDB Mulher. Queremos ampliar a participação delas. Apesar dos avanços, nós somos ainda um pouco discriminadas nessa questão de atuação nos diversos setores da sociedade e queremos acabar com isso”, pontua.

Em sua fala, a presidente Municipal do PMDB Mulher, Avanize Madalena dos Santos, reforçou que o partido prepara os futuros políticos para enfrentar as adversidades no decorrer do mandato. “Não é qualquer partido que faz isso e este, em especial, tem um carinho muito grande pelas mulheres. A política pode ser um instrumento para fazer a diferença. A mulher deve ocupar o seu lugar na política. Nós não estamos só do lado, nós temos que estar a frente pois somos maioria. Vamos a luta porque somos de luta”.

O presidente Estadual do PMDB, João Augusto Gama, compareceu à abertura do evento e revelou que a inserção da mulher na política é tratada com muito respeito dentro do partido. Gama acrescentou que esta é uma posição desde o antigo MDB e que espera que nas próximas eleições haja maior participação da classe feminina, participando ativamente do processo eleitoral.

 “Não só no assunto concernente a violência contra a mulher. A mulher é o esteio da sociedade, tem uma participação muito importante e a cada dia que passa, maior. Até em determinadas circunstancias ela tem dupla condição: a que trabalha e de chefe de família. O PMDB não poderia ficar ausente desse respeito, solidariedade, da luta da mulher pelos seus direitos”, ponderou.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Benedito Figueiredo, representando o governador Jackson Barreto, reiterou que a participação da mulher na política é essencial. “O PMDB tem um projeto de governo e neste projeto, as mulheres estão inseridas. Para isso, é necessário começar da base”, coloca.

Mulher em Ação

O Encontro Mulher em Ação está sendo realizado em todos os estado da Federação, respeitando as peculiaridades e características das regiões do país. “Com a finalidade de envolver em número cada vez maior de mulheres no processo de comprometimento com a causa feminina, de empoderamento da mulher e enfrentamento de todos os tipos de violência de gênero”, reforçou Pelaes.

Ainda durante a manhã do sábado, o secretário Nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Chico Donato, falou sobre o trabalho da  FUG no país e abordou com as participantes a importância de se filiar e como o processo ocorre.

O Programa tem como objetivo ampliar a participação feminina em todas as instâncias do poder e se embasa nas ações do PMDB Mulher: ampliação da participação da mulher na política; enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; defesa da saúde íntegra da mulher e inserção da mulher no mercado de trabalho.

Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!