Banese

quinta-feira, 23 de maio de 2013

João e as promessas de campanha

*Coluna BASTIDORES do Correio de Sergipe

Depois dos programas eleitorais exibidos à exaustão no Rádio e na Televisão durante a campanha do ano passado, muita gente pensou que aquelas propostas mirabolantes apresentadas aos eleitores cairiam no esquecimento e serviriam tão somente de chacota e piada em momentos de descontração entre amigos, ao relembrarem a disputa acirrada entre os candidatos a prefeito de Aracaju.

Mas, ontem, o atual prefeito da capital, João Alves Filho, conseguiu surpreender a todos em dois momentos distintos: Primeiro na CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, ao falar para empresários e ratificar suas promessas de campanha para o centro comercial de Aracaju, onde, entre outras coisas, o prefeito assegurou aos presentes novos espaços de estacionamento na área central da cidade com a construção de um edifício garagem na região dos mercados e vagas de estacionamento suspensas sobre o Rio Sergipe, saindo da região do Clube Cotinguiba até o mercado Albano Franco. Os comerciantes, claro, vibraram com as notícias.

Em seguida, no ato de assinatura do contrato da Prefeitura de Aracaju com o renomado escritório Jaime Lerner arquitetos associados, novas surpresas de um João Alves “eletrizado”: a confirmação de quatro novas vias de BRT (Bus Rapid Transit) em Aracaju, além da construção de novos terminais, e instalação de sistema de semáforos, câmeras de vigilância, totens e catracas nas estações do BRT/Terminais, Centro de Comando de Operações, mapeamento e cadastramento de sinalização viária, sistema de consulta de itinerários e analisadores de tráfego por meio de um projeto de mobilidade urbana que ainda pretende atender alternativas para mobilidade por bicicletas de aluguel, ampliação e manutenção de ciclovias e bicicletários por toda a nossa cidade.

Ontem, o prefeito João Alves mostrou-se preocupado com o crescimento desordenado de Aracaju e garantiu: "Há uma diferença entre crescer e inchar. Aracaju tem inchado. Crescer é quando se expande de maneira pensada e organizada e inchar é o oposto disso. Para isso, colocaremos em prática os novos projetos pensando na ordenação da nossa querida capital". Ou seja, quem viu e ouviu as promessas de campanha no rádio e na TV, há alguns meses, certamente, passou do estado de incredulidade para o de expectativa total, na esperança de que o prefeito João Alves faça, pelo menos, 50% do que foi anunciado, ontem, para o bem de Aracaju.

MAIS NOVIDADES

Um bairro Modelo também será construído no Mosqueiro, na chamada Zona de Expansão de Aracaju, e irá integrar todas as classes sociais. A construção, segundo informou ontem o prefeito João Alves filho, não será de forma aleatória. Estudos e análises foram feitos para garantir o desenvolvimento ordenado, contribuindo para o bem-estar e conforto daqueles que irão morar por lá. O novo bairro abrigará hospitais, escolas, transporte público de qualidade. E o destaque ficará por conta da nova Avenida JK, com 28 km de extensão, saindo do município de Socorro e indo até os limites de Itaporanga. Ao todo, 22 bairros serão diretamente beneficiados por essa nova avenida.

VAGA DO TCE

Como registramos há vários dias, aqui mesmo neste espaço, a queda de braço entre Suzana Azevedo e Belivaldo Chagas, pela vaga de conselheiro ou conselheira do Tribuna de Contas, voltará a esquentar em breve os ânimos na Assembleia Legislativa, com nova votação para definir quem fica com a vaga do TCE. A deputada Suzana Azevedo aposta no apoio dos irmãos Amorim para vencer o pleito e Belivaldo Chagas, por sua vez, aposta na dificuldade de qualquer dos candidatos ter 13 votos. Vamos acompanhar!

JUSTIÇA AMBIENTAL

Pesquisadores de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de Sergipe, vão participar das 10 sessões de comunicação oral nas tardes dos dias 28 e 29 de maio, no prédio da didática 4 da UFS - salas 109 a 113. Algumas das temáticas a serem abordadas são: controvérsias científicas sobre aquecimento global e mudanças climáticas; abordagem ecocrítica no cinema ambiental; comunicação de riscos socioambientais; ativismo político-ambiental e contra-agendamento midiático. Os painéis temáticos ocorrerão no auditório da reitoria e discutirão aspectos como a pauta ambiental e a comunicação em rede pós-Rio + 20. 

SOLTANDO O VERBO:
"Há 40 anos, Jaime Lerner me disse que, com o desenvolvimento e expansão da cidade, as pessoas ficariam mais isoladas, por isso, haveria a necessidade de se construir mais pontos de encontro. Daí se dá a requalificação do Parque da Sementeira".
Prefeito João Alves sobre as obras no Parque Augusto Franco

PENSAMENTO:
“A libertação do desejo conduz à paz interior”.
Lao-Tse


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!