Banese

terça-feira, 30 de julho de 2013

Procon Municipal começa fiscalização em agências bancárias

Visando uma melhoria no que diz respeito ao consumidor, os coordenadores do Procon Municipal, órgão da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), acompanhados de agentes, começaram na manhã de ontem,29, uma fiscalização à Lei 2636/98 dos 15 minutos, no Banco Banese, localizado na Avenida Francisco Porto, onde foram distribuídos panfletos educativos sobre o tema.

De acordo com um dos coordenadores do Procon Municipal, Lucas Gonçalves, o órgão foi criado com a intenção de fiscalizar as instituições, mas, no caso dos bancos, é fazer cumprir a Lei que cada pessoa deve esperar só 15 minutos na fila. Lucas alertou os consumidores que existe um email onde as pessoas já estão fazendo denúncias que é o procon@aracaju.se.gov.br, onde cada acusação será avaliada com cautela, para depois solucioná-la.

"Temos uma lei municipal a qual diz que os usuários têm que esperar só 15 minutos, então, viemos verificar e fazer uma campanha educativa num primeiro momento e, posteriormente, poder aplicar sanções, se for o caso. Há também a Lei que obriga os bancos terem cadeiras suficientes para os clientes, banheiros que sejam disponibilizados para as pessoas, então iremos avaliar tudo", ressaltou Lucas.

Segundo outro coordenador, Nubem Bonfim, o Procon vai popularizar a Lei 2636/98 dos 15 minutos que permite e dá o dever legal do órgão fiscalizar instituições financeiras para regularizar de maneira saudável essa relação entre fornecedores e consumidores. "A princípio, a educação básica para o consumo parte da seguinte premissa: que essa informação deve ser levada não só ao consumidor como também ao fornecedor, pois o consumidor, conhecendo seus direitos, vai colaborar e contribuir para que o Procon possa exercer a fiscalização mais eficaz", completou Nubem.

*Fonte: PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!