Banese

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Denúncia de assédio gera demissão (Coluna Bastidores / Correio de Sergipe)

Imaginei que o título acima fosse mesmo despertar o seu interesse para o meu artigo de hoje. A denúncia de assédio sofrido pela jornalista da TV Sergipe, Sayonara Hygia, com a consequente ação no. 0001172-37.2013.5.20.002 na Justiça, causou, ontem, muita revolta e indignação no meio jornalístico sergipano, pegando a todos de surpresa. Por essa razão, resolvi apresentar hoje desdobramentos de caso semelhante ocorrido também esta semana em Curitiba, no Paraná, em uma empresa do próprio Sistema Globo:
“Na manhã desta segunda-feira (5), funcionários do departamento de Jornalismo da Rádio CBN Curitiba (90,1 FM) paralisaram a programação local até o meio-dia. Segundo nota do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), um comentarista da rádio teria assediado sexualmente uma estagiária da emissora. Em nota oficial, os funcionários da rádio demonstram sua insatisfação com a falta de esclarecimentos sobre denúncias de um caso que comprometeu o ambiente de trabalho. Os funcionários da CBN Curitiba também cobraram providências em relação aos fatos e a abertura de um diálogo com a equipe.
Uma funcionária da rádio disse que o comentarista Airton Cordeiro assediou com palavras muito grosseiras pelo menos cinco mulheres, entre elas uma estagiária de Jornalismo. As demais eram secretárias e recepcionistas e, após a denúncia da estagiária, outras mulheres, que inclusive já saíram da CBN, também fizeram denúncias. A respeito da saída do diretor de Jornalismo, José Wille, a funcionária disse que ela se deu por uma divergência entre ele e a diretoria na condução deste caso.
De acordo com o jornalista Marcos Tosi, que leu uma nota no início do CBN Edição da Tarde, por volta das 14 horas, os funcionários da emissora decidiram retomar os trabalhos, após receberem a promessa por parte da direção da rádio de que serão tomadas providências a respeito do caso. Tosi disse também que a direção da empresa se comprometeu a manter o diálogo e que não ocorrerão represálias”. Lá em Curitiba, o acusado foi afastado do cargo.
Aqui em Sergipe, não é a primeira vez que fato de tal natureza acontece no alto do Morro da TV. Em passado recente, por bem menos, um diretor da Casa chegou a ser demitido. E, pelo que apuramos, é esse o desfecho que os funcionários esperam diante do escândalo do momento.

NOTA DO SINDIJOR

O Sindijor-PR divulgou uma nota nesta segunda-feira a respeito da paralisação promovida pelos funcionários da rádio CBN Curitiba, informando que diretores do Sindijor estavam na sede da emissora, ao lado dos jornalistas da empresa. A CBN Curitiba também prometeu dar apoio psicológico às funcionárias que sofreram assédio. Aqui em Sergipe, até agora, a alta cúpula da TV Sergipe ainda não se posicionou, mas os Sindicatos já prometem uma manifestação nesta quinta-feira na porta da emissora.

LISTA TRÍPLICE

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), protocolou um projeto de lei defendendo uma alteração na Constituição Estadual estabelecendo que a escolha do Procurador Geral do Estado seja mediante eleição e que uma lista tríplice seja encaminhada ao governador de Sergipe. Ao justificar sua proposta, Venâncio explicou que essa é uma foram de adequar a Procuradoria Geral do Estado à modernidade dos tempos, como tem acontecido em outros Estados.

DÉDA EM CASA

Eu informei que Déda provavelmente chegaria na quinta-feira passada, mas ele só conseguiu chegar ontem a Aracaju. Nosso governador está na cidade e aqui permanecerá nos próximos dias. A informação foi divulgada pelo próprio Déda por meio de sua conta no Twitter: “Estou em casa, amigos! Pelos próximos seis dias fico em Aracaju, retornando a São Paulo para continuar a quimioterapia. Receberei com muita alegria as mensagens, telegramas, e-mails enviados aos meus endereços, tanto de casa quanto do Governo...”

SOLTANDO O VERBO:

“Tudo aqui é público e nada mais justo do que se discutir em público a cobrança feita pelo deputado Francisco Gualberto em relação ao sinal da TV Alese”

Presidente da Alese, Angélica Guimarães, no Plenário sobre a transmissão do sinal da TV Alese.

PENSAMENTO:

"Aquele que melhor goza a riqueza é aquele que menos necessidade dela tem."

Epicuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!