A chegada da ex-senadora Marina Silva com força total – na condição de vice - à chapa encabeçada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, rumo à presidência da República, mexeu com o humor dos principais caciques políticos do país no último final de semana. A aliança anunciada pelo PSB colocou por água abaixo acordos pré-formatados de palanques e destroçou discursos de vários partidos para a disputa de 2014. Até o próprio PSB, responsável por tal proeza, também terá de modificar seus planos. O líder do partido na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), afirmava, ontem, que essa parceria levará, inevitavelmente, à revisão dos acordos que a legenda costurava. Ele avalia, no entanto, que as alianças tidas como incômodas pelo grupo de Marina, como a parceria com a família Bornhausen, em Santa Catarina, e o líder ruralista e deputado federal Ronaldo Caiado, do DEM, em Goiás, não causam preocupação porque não se pode excluir pessoas da aliança. “A ideia de convergência que estamos discutindo prevê que se tenha pessoas também de ideário liberal. Esse papo de esquerda e direita é antigo. Os sofismas não levam a mudar o Brasil como desejamos”, afirmou aos jornalistas, num esboço prévio de tentativa de convencimento dos mais críticos à aliança.
Mas as coisas não são tão simples assim nos estados. Aqui em Sergipe, por exemplo, o grupo do senador Valadares vai ter que se “virar nos trinta” para conciliar os interesses nacionais com os interesses locais, que perpassam pelo apoio direto à eleição do vice-governador Jackson Barreto (PMDB), aliado do PSB aqui no estado, que já dava como favas contadas esse apoio político importante. A notícia, portanto, balançou o experiente senador sergipano e causou um certo frisson lá pelas bandas do Palácio de Veraneio, em pleno sábado.
Mas apesar do “susto”, o presidente regional do PSB, deputado Valadares Filho, para tentar passar tranqüilidade, apressou-se e saiu de imediato com uma nota oficial do partido em Sergipe, assegurando que “a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, tem aceitação de todos e é bem vinda ao partido. A ação programática do PSB que sempre defendeu o desenvolvimento sustentável como única estratégia para a preservação do meio ambiente, agora terá como principal coordenadora desse processo de proteção de nossa biodiversidade, a figura política admirável de Marina Silva, respeitada no Brasil e no mundo por sua luta em prol da sobrevivência de nosso planeta”... Uma nota politicamente correta, bem ao estilo da família Valadares, mas eivada de dúvidas e grandes preocupações, que terão que ser destrinchadas em breve. Afinal, com uma chapa nacional forte como essa, será mesmo possível ainda apoiar Jackson Barreto localmente?
RECADO DIRETO
O senador Eduardo Amorim (PSC) tem apanhando muito na imprensa sergipana, mas, pelo visto, parece mesmo disposto a revidar. Ontem, após homenagem que recebeu no IFS pela luta para liberar R$ 22 milhões que serão usados na reforma da instituição, Eduardo falou em alto e bom tom: “Se alguns têm preguiça de procurar o que nosso mandato tem feito por Sergipe, sugiro que saiam de seus gabinetes e estúdios de rádio, saiam do conforto do ar-condicionado, e venham ao IFS constatar apenas uma das muitas iniciativas nossas”. O recado, ao que parece, foi direto para o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB), que o chamou de preguiçoso, dia desses. Parece que o clima realmente esquentou com a aproximação do verão e da eleição!
GRUPO DE GOVERNANÇA
Passadas as filiações partidárias, o governador em exercício, Jackson Barreto, pretende reunir um seleto grupo de amigos, no próximo sábado, para tratar de assuntos que o incomodam no governo e que precisam ser resolvidos rapidamente, sob pena de se colocar a perder todo esforço realizado até agora. Entre os convidados, estão apenas figuras que gozam da inteira confiança do governador e que formam, hoje, o seu “Núcleo de Governança”. Aprendeu com Déda!
GBARBOSA ZONA OESTE
Nesta terça, às 9h, a rede de supermercados GBarbosa inaugura sua 32º loja em Sergipe, desta vez, na Av. Desembargador Maynard, onde funcionava o Júlio Prado Vasconcelos. De acordo com o diretor de Operações do GBarbosa, Frederico Pereira, a nova loja possui mix de 14 mil produtos, entre sessões de perecíveis, hortifruti, limpeza, bazar e eletro. O GBarbosa da Av. Desembargador Maynard possui 1.057 metros quadrados de área privativa, 6 caixas e mais de 40vagas de estacionamento. A nova loja funcionará de segunda a sábado, das 7h às 20h, e aos domingos, das 7h às 14h.
SOLTANDO O VERBO:
"Tenho o desejo de visitar as diversas comunidades eclesiásticas aqui no país e essa foi a oportunidade de vir a Aracaju. Trago a mensagem do Santo Padre, que é de fortalecer a união com a comunidade e a Igreja Universal".
Núncio Dom Giovanni D’Aniello.
REFLEXÃO:
“As idéias dominantes numa época nunca passaram das idéias da classe dominante”.
Karl Marx
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!