Banese

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Guarda Municipal participa da 21ª edição do Ação Global

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) marcou presença em mais uma edição do projeto Ação Global, evento que tem o objetivo de levar cidadania para a população. Foi com este foco, que a GMA se colocou à disposição da comunidade através de uma exposição institucional e da prestação de serviços como oficinas de prevenção no combate às drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DST's), bem como avaliação física.

Mais de 400 pessoas compareceram ao estande da Guarda que inovou neste ano com a demonstração das atividades que são desenvolvidas pelo Centro de Treinamento do órgão, a exemplo da apresentação de taekwondo, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e medição do percentual de gordura. De acordo com o diretor adjunto, tenente Jonatas Souza, a Ação Global é uma das maiores intervenções de caráter social, que conta com a participação dos setores público, privado e da sociedade civil organizada, para ofertar serviços imprescindíveis para o dia a dia das pessoas.

"Neste sentido, a Guarda Municipal não poderia ficar de fora de um evento desta natureza. Neste ano, trouxemos para os cidadãos, além das atividades do CT, os nossos projetos sociais: o Guarda Cidadã e o Anjos Azuis nas Escolas que visam a prevenção da violência e a promoção de uma cultura de paz nas comunidades. Acrescenta-se a esta participação, o apoio no processo de segurança do evento.

O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Acrízio José Campos Souza, um dos promotores do evento, parabenizou a Guarda por esta atuação. "Gostaria de agradecer imensamente esta participação da Guarda Municipal, uma corporação, que independentemente do Ação Global, tem nos proporcionado em diversos momentos alegrias por participar de outras ações, trazendo parte de si e demonstrando o carinho pela comunidade através de projetos essenciais para o nosso cotidiano. Cito o projeto Anjos Azuis, que conta com a nossa parceria. Os diferenciais que a GMA trouxe nesta edição servem de orientação para a comunidade. Essa instituição é uma verdadeira parceira, que se preocupa com o interesse coletivo", destacou.

Opinião

A curiosidade e a importância de temas como drogas, prevenção de DST's e a gravidez indesejada chamou atenção de muitas pessoas, uma delas foi a senhora Marta Maia que viu pela primeira vez drogas como crack, maconha e cocaína. "As orientações que os guardas passam aqui são importantes, pois eles explicam os males que estas drogas causam. Eu tenho filhos e eles não usam essas substâncias, mas sei os danos que elas causam", declarou.

O senhor João Ribeiro se interessou mais pela exposição institucional, que contou com os armamentos, fardamentos, equipamentos de comunicação, de segurança pessoal, fotografias das missões e explicações da rotina de trabalho dos guardiões. "Eu percebo que hoje a Guarda está muito mais estruturada e equipada do que antigamente. A gente vê uma melhor divisão do trabalho, com guardas nas praças, em rondas ostensivas. Entendo que a Guarda está para auxiliar na segurança pública, cumprindo seu papel na segurança do município", analisou o senhor Robson dos Santos após a visita ao estande da GMA.

O vereador e pastor Roberto Moraes também compareceu à exposição da GMA e aprovou as inovações deste ano. "Essa nova configuração dá mais brilho e enobrece o trabalho da Guarda, proporcionando uma maior aproximação com a comunidade. A instituição desenvolve um trabalho promissor e proveitoso em todas as esferas. A Guarda Municipal é especial e, sem desmerecer os demais setores que cuidam da segurança, ela tem mais a cara da comunidade. As pessoas não se sentem apenas seguras com o apoio da GMA, mas também se enxergam nele", pontuou.

Ação Global

A Escola Roberto Simonsen, localizada no bairro 18 do Forte, recebeu a edição 2014 do projeto Ação Global, que teve como foco a atenção às mulheres. O evento, realizado pela Rede Globo, em parceria com o Sesi, já acontece há 19 anos e tem o objetivo de promover a inclusão social e o resgate da cidadania através da informação.

O evento aconteceu em Aracaju e em mais 25 estados, além do Distrito Federal, atendendo em todas as edições milhares de pessoas e contando com a participação de milhares de profissionais voluntários de órgãos públicos, de instituições privadas e também de ONGs. O projeto foi realizado pela primeira vez, em 1991, em Minas Gerais e devido ao sucesso, quatro anos depois, em 1995, ocorreu em âmbito nacional. Em 2007, o evento foi considerado a maior mobilização de responsabilidade social do país e ao longo de suas edições, tem contribuído para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o país.

*Fonte: PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!