Banese

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Cidades brasileiras estão no ranking das mais criativas do mundo

As cidades de Salvador, Belém e Santos foram escolhidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para integrar a lista das 47 cidades criativas do mundo. A divulgação, realizada neste mês, contempla 33 países. Belém foi reconhecida pela gastronomia, enquanto Salvador se destacou pela música e Santos, pelo cinema.
Foto: Divulgação

A candidatura da capital paraense teve o apoio da prefeitura da cidade e contou com uma ajuda de peso do instituto Atá, do chef de cozinha Alex Atala, e do instituto Paulo Martins (que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica). Coube aos institutos a realização de um trabalho de pesquisa sobre a culinária local.

A gastronomia de Belém foi desenvolvida com forte influência indígena com seus pratos tradicionais como a maniçoba, o tacacá e o pato no tucupi. As delícias podem ser apreciadas na Estação das Docas, local às margens do rio Guamá, que foi revitalizado e atrai diversos turistas brasileiros e do mundo.

A capital baiana recebeu o reconhecimento por sua produção musical. As cantoras baianas de axé Claudia Leitte, Daniela Mercury e Ivete Sangalo movimentam o carnaval na capital e divulgam a música desse estado para o mundo. Salvador também é berço do bloco Olodum e da timbalada de Carlinhos Brown. Músicos baianos famosos mundialmente como Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil também começaram suas trajetórias de sucesso na cidade.

Com dois cinemas públicos e 22 salas comerciais, o município da Baixada Santista foi reconhecido pela criatividade no cinema. Com o título, Santos passa a fazer parte da lista de oito cidades reconhecidas pelo seu desenvolvimento no setor e irá figurar ao lado de capitais como Roma, na Itália, e Sydney, na Austrália.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!