Banese

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Governo do Estado discute com Banco Mundial andamento do projeto Águas de Sergipe

O andamento do programa ‘Águas de Sergipe’ foi tema da reunião do governador Jackson Barreto com representantes da missão do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD). A equipe da instituição bancária está em Sergipe para dialogar com a Deso, Cohidro, Emdagro, Semarh, órgãos do governo envolvidos na execução do projeto, e também realizar visitas às obras em execução em Aracaju, Itabaiana e Nossa Senhora das Dores. Ao todo, são US$ 112 milhões investidos no estado, sendo US$ 47 milhões de contrapartida do governo, na iniciativa que tem como meta prioritária melhorar a qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (BHRS).


De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Olivier Chagas, que participou da reunião, através da parceria com o BIRD, o governo realiza diversas obras importantes na bacia do rio Sergipe, a exemplo do esgotamento sanitário no município de Nossa Senhora das Dores e de macro drenagem do município de Itabaiana.

“O banco é um grande parceiro do Estado de Sergipe e além das demais obras, há intervenções também voltadas para a questão dos resíduos sólidos, para resolver o problema de lixões em Sergipe, e ainda de irrigação, de modo que vários perímetros irrigados estão sendo beneficiados com essa ação”, comentou Olivier, acrescentando que a missão do BIRD veio a Sergipe checar o cumprimento do cronograma e de metas.

Para o especialista sênior em água e saneamento do BIRD, Marcos Thadeu Abicalil, o gerenciamento da água é o maior objetivo do programa, que também tem preocupação com questões como a escassez do recurso natural.

“O Águas de Sergipe é bastante importante não só para Sergipe, como para o Brasil e o Banco Mundial, pois traz uma visão integrada da água, de como devemos olhar para esse recurso de forma bastante abrangente, quais são os problemas e como podemos resolvê-los com foco na bacia do rio Sergipe. O Brasil passa por uma crise hídrica enorme, com o Nordeste indo para o quinto ano consecutivo de seca, que se espalha pelo país. Então, além de melhorar a gestão do recurso, pois a água é vital do crescimento do estado, são realizados investimentos especialmente em esgoto, irrigação, drenagem e resíduos sólidos”, afirmou o especialista do BIRD.

Até sexta-feira, 18, os representantes do banco permanecem em Sergipe avaliando o programa que será concluído em 2017. Ao fim da missão, um relatório será construído e novos ajustes serão discutidos na próxima visita, marcada para março de 2016.

Da ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!