O ministro Aloizio Mercadante, da Educação, anunciou, ontem, que o ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado em outubro com 7,1 milhões de participantes. Número de inscritos que superou o recorde do ano passado, que foi de 5.9 milhões de candidatos. No total, 92% dos estudantes pré-inscritos confirmaram a inscrição, seja por meio da isenção ou do pagamento da taxa de R$ 35. As provas serão agora aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. "É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais. Isso é muito bom, porque só assim que vamos ficar um país desenvolvido", festejou Mercadante. O ministro só não soube informar ainda qual será o custo por aluno para aplicação do Enem 2013, mas garantiu que deve ficar em torno do valor gasto no ano passado, que foi R$ 47 por estudante. Com o aumento expressivo da demanda, o ministro da Educação afirmou que o Ministério dele terá de rever o planejamento logístico para a aplicação da prova. Mais professores terão que ser contratados para a correção das redações, além de fiscais de sala e coordenadores. O ministério terá de arregimentar um efetivo maior de policiais militares para atuar no esquema de segurança da prova. Até porque com o número recorde de candidatos, será necessário um controle rígido, com medidas de cautela para evitar fraudes ou problemas de correção das provas. "Somos hoje muito rigorosos com o planejamento. Imprimimos a prova como se estivéssemos imprimindo na Casa da Moeda, com o mesmo padrão de vigilância, fiscalização e controle eletrônico. Temos na distribuição das provas a participação dos batalhões das polícias militar, civil e federal. O Exército trabalho junto com a gente", garantiu o ministro. E viva o Brasil!
* Informações do G1
MACHADO ASSUME
O prefeito João Alves Filho passa novamente, hoje, o governo municipal para o seu vice, José Carlos Machado. João Alves vai ficar fora do estado por 10 dias e retorna às atividades somente no próximo dia 18 de junho, em tempo hábil para comandar pessoalmente as festividades do Forró Caju e receber seus convidados. Mais detalhes da viagem de João Alves nesta segunda, no Jornal da Manhã da Jovem Pan, às 07h00.
VISUAL TURISMO
O Governo de Sergipe está participando da terceira edição do Workshop da Operadora Visual, na Bahia. A Visual é uma das maiores empresas de turismo do Brasil e ano passado teve um crescimento de 26%. Para 2013, com todos os senões de nossa economia, a empresa espera crescer uma média de 30% em relação ao ano passado. Durante o Workshop, a Setur e a Emsetur vão capacitar cerca de 400 agentes de viagens, que estão presentes no evento da Visual, com o 'Destino Sergipe', onde esses agentes vão aprender sobre os pontos turísticos do estado. Outro destaque da participação de Sergipe no terceiro Workshop da Visual é a divulgação dos nossos festejos juninos.
MÁRCIO NA OIT
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) participou de uma série de atividades internacionais na Europa, como representante do Congresso Nacional. Entre os dias 4 e 6 de junho, ele esteve em Genebra, na Suíça, para acompanhar a 102ª reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na quinta-feira, o parlamentar sergipano se deslocou para Berlim, na Alemanha, onde houve a reunião da “Globe International”, cúpula mundial que discute ações legislativas relativas à questão ambiental e às mudanças climáticas. Em Genebra, Márcio participou do grupo de trabalho que discutiu “Desenvolvimento Sustentável, Trabalho Decente e Empregos Verdes”. Ele se disse muito satisfeito em ver que a temática ambiental, com o viés da sustentabilidade está sendo inserida e debatida pelo mundo do trabalho. Sem medo de errar, estivemos muito bem representados por ele lá fora.
NO LIMITE PRUDENCIAL
O Governo de Sergipe começou a discutir os pleitos dos servidores do Estado. Coube primeiro ao secretário Jeferson Passos, da SEPLAG, explicar a atual situação financeira e legal do Estado aos sindicalistas: “O Governo de Sergipe está dando prioridade às discussões salariais e de planos de cargos, com reuniões como estas com diversas categorias, além de estudos de impacto. No entanto, no momento, está impedido de atender estes pleitos porque se encontra no chamado limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, sob pena, inclusive, de incorrer em ato de improbidade administrativa”.
SOLTANDO O VERBO:
“Estamos em uma situação em que a receita do governo não cresce na mesma medida que as despesas, pelo contrário. Enquanto a receita cresceu apenas 5,8%, a receita com pessoal aumentou em mais de 10%, chegando a praticamente metade da receita corrente líquida”.
Secretário interino da Fazenda, Oliveira Júnior, também falando para os sindicalistas ontem
PENSAMENTO:
“Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando”.
Epícuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!