De acordo com informações de um funcionário graduado da Emurb, que me pediu para não ser identificado, dificilmente, o chamado “mergulhão” da Tancredo Neves ficará pronto ainda este ano. É que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos está sofrendo com a carência de profissionais especializados e apresenta alta demanda de serviços em todos os setores. O próprio secretário Luiz Durval, apesar do pouco tempo à frente da pasta, já está exaurido e não irá conseguir, praticamente sozinho, sem formar uma equipe de sua inteira confiança, resolver todas as pendências da capital, até o final do ano. Para se ter uma ideia de como as coisas estão travadas na Emurb, o projeto original do mergulhão, por exemplo, que utilizava sapatas, não pode ser posto em prática por causa da qualidade do solo existente naquela área. E, de lá para cá, nem mesmo as sugestões apresentadas, para modificações estruturais no projeto original, conseguiram passar por uma análise técnica no órgão. Ou seja, nada anda a contento na viabilização dos projetos antigos da Casa e, dificilmente, novos projetos conseguirão ser executados nesses próximos meses. Outra marca registrada da Emurb, o recapeamento de ruas, é algo hoje quase que impensável e a operação tapa buracos, ora em curso, carece de maior agilidade e de mais recursos, pois a dívida da empresa com a compra de asfalto junto à Petrobras é pesada, já foi inclusive renegociada pela atual administração, mas só aumenta dia após dia. Portanto, antes de qualquer novo projeto de João Alves Filho para a nossa cidade, é capital que o setor de obras e urbanismo da Prefeitura de Aracaju passe por uma “reforma” urgentíssima.
“BUZIOS”
Está confirmado: o secretário da Educação, Belivaldo Chagas, candidato à vaga de conselheiro no TCE, vai dar entrada hoje em ação judicial para tentar anular a votação que elegeu a deputada Suzana Azevedo como a mais nova conselheira do Tribunal de Contas. Belivaldo está muito confiante, mas a presidente da Alese, Angélica Guimarães, está ainda mais confiante de que nada irá mudar, pois, segundo ela, antes de deflagrar a votação, teve o cuidado de ir pessoalmente consultar “os búzios”. E os 13 búzios apontaram para a legitimidade das novas regras estabelecidas pela Assembleia.
CENTRO DE CONVENÇÕES
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, informou ontem a Jackson Barreto a liberação do empenho no valor de R$ 20 milhões para reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe, com a construção de um novo pavilhão de feiras. Esses recursos são oriundos de emendas sugeridas pelo senador Valadares para o desenvolvimento do turismo de eventos em Sergipe, que anda de mal a pior. Ainda bem que a secretaria do Turismo já conta com um projeto de reforma e ampliação prontinho para ser posto em prática, desde a época do ex-secretário Jorge Santana. E isso vai facilitar todo o processo.
DEFICIÊNCIA
O governador em exercício Jackson Barreto também reuniu-se, em Brasília, com a secretária executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Patrícia Barcelos, para debater a ampliação de recursos destinados às ações de inclusão das pessoas com deficiência e de garantia de seus direitos. No entendimento de Jackson Barreto, Sergipe precisa se mobilizar para garantir melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência, as quais somam mais de 500 mil habitantes no estado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Jackson Barreto pleiteou também recursos para a construção de unidades de recuperação de menores infratores na ordem de R$ 10 milhões.
NOVA RELATORIA
O senador Eduardo Amorim (PSC) foi designado para ser o novo relator da receita do Projeto de Lei de Orçamento Anual de 2014. A presidencia ficou a cargo do senador Lobão Filho (PMDB/MA) e o relator-geral foi designado ao deputado federal Miguel Corrêa (PT/MG). Os parlamentares terão as competências de examinar e emitir parecer sobre o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária, Prestação de Contas do Presidente da República, além do acompanhamento e fiscalização. Sem dúvida, muita responsabilidade.
SOLTANDO O VERBO:
“Quero manifestar a minha solidariedade aos servidores públicos, em especial à minha categoria, o magistério, e apelar ao governador em exercício, Jackson Barreto, e à sua equipe econômica de governo para que busquem uma alternativa urgente para os servidores e rompa com este silêncio em relação às pautas dos servidores, silêncio que já dói nos ouvidos”.
Apelo do vereador Iran Barbosa (PT) no dia de ontem na Câmara
PENSAMENTO:
“Prefira morrer de pé, que viver de joelhos”.
Che Guevara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!