Banese

terça-feira, 2 de julho de 2013

De alcoólatras a protetores da sociedade

*Por Marcio Rocha

O álcool é considerado, por vários especialistas da área da Saúde e Segurança Pública, um dos maiores males, provocadores de diversos problemas na família e, consequentemente, na sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença que aflige pessoas em todas as partes do mundo. É uma das drogas mais consumidas e há quem diga que já se tornou uma verdadeira epidemia. 

Para sair do vício do álcool, muitas pessoas procuram ajuda em instituições como Alcóolicos Anônimos (AA). No entanto, a população da cidade de Riachão do Dantas, a 99 km de Aracaju, procurou a solução de outra maneira. Em um momento de lucidez, um homem decidiu largar a bebida e passar a proteger a sociedade de Riachão. 

José Cosme de Carvalho, de 45 anos, hoje representa uma categoria composta por pessoas que, antes, eram execradas pelo povo da cidade e, atualmente, são consideradas exemplos de vitória pessoal e orgulho para o município. Depois de provocar vários problemas, José Cosme resolveu incentivar outros conhecidos alcóolatras da cidade para largar o vício e ingressar em um serviço totalmente oposto às implicações que provocavam: Cosme e seus amigos passaram a proteger a cidade de Riachão dos elementos que roubavam as casas da cidade durante as noites.

A Ascard, Associação de Combate ao Alcoolismo de Riachão do Dantas, foi fundada por ele em 2006 e conta com mais de 60 associados, que participam do serviço de proteção do município. “Conseguimos tirar todos esses homens do vício, levando 32 ao trabalho de vigilância, contribuindo para fazer de Riachão um local mais tranquilo”, revela Cosme, que preside a Ascard.

O serviço realizado pelos associados é organizado e conta com o uso de cassetetes como armas de defesa, além de supervisores fazendo rondas sistemáticas pelas ruas da cidade. “Desde que o trabalho dos vigilantes ex-alcóolatras passou a ser desenvolvido, o número de arrombamentos e assaltos foi bastante reduzido”, afirma.

Ainda segundo Cosme, mesmo sem nenhum apoio da Prefeitura, eles realizam outro trabalho, garantindo a segurança das pessoas de Riachão, que viajam e ficam expostas nos pontos de ônibus da cidade durante a noite e a madrugada, até o embarque. Para o morador Agnaldo da Silva, o serviço da Ascard é importante para a população. “Assim como eu, o povo de Riachão do Dantas está muito satisfeito. Confio no serviço do pessoal da Ascard e acredito que eles estão fazendo um excelente trabalho de proteção à sociedade e, principalmente, social”, opina Agnaldo.

Hoje, após 11 anos longe do vício e com sete anos da Associação, Cosme não tem dúvidas de que sua decisão valeu a pena. “O álcool faz com que as pessoas percam a saúde, a vergonha e até mesmo a família. Isso quase aconteceu comigo e eu acredito que consegui resgatar minha dignidade, assim como muitos que estão conosco neste projeto. Vencer o álcool é vencer vários problemas. Agora, ao invés de causarmos problemas e envergonharmos nossas famílias, somos motivo de orgulho”, finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!