Banese

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vendas de tablets despencam 9,7% em 3 meses

As vendas mundiais de tablets caíram 9,7% no segundo trimestre, diz a IDC. E a principal razão para isso é o fato de a Apple não ter revelado um novo iPad no primeiro semestre, como fez em anos anteriores.

“O lançamento de um novo iPad sempre atrai o interesse do consumidor para a categoria dos tablets. Tradicionalmente, isso ajudava tanto a Apple como seus concorrentes”, diz, num comunicado da empresa, Tom Mainelli, diretor de pesquisas sobre tablets da IDC.

“Sem novos iPads, as vendas se desaceleraram para diversos fabricantes. Isso deve continuar acontecendo no terceiro trimestre. Esperamos que, no quarto trimestre, novos produtos da Apple, da Amazon e de outras empresas provoquem forte crescimento no mercado”, prossegue Mainelli.

A IDC calcula que foram vendidos 45 milhões de tablets no segundo trimestre, contra cerca de 50 milhões nos primeiros três meses do ano. Mas as vendas de abril a junho representam crescimento de quase 60% em relação ao mesmo período de 2012, quando 28 milhões de unidades foram vendidas.

Isso sugere que o mercado de tablets continua em crescimento. A queda observada no trimestre e os números ruins da Apple parecem ser sazonais. Até o ano passado, a Apple vinha apresentando um novo iPad a cada primeiro trimestre.

Mas a empresa da maçã alterou seu calendário habitual ao lançar o iPad mini e o iPad 4 no final do ano. A interpretação do mercado é que Tim Cook e sua turma fizeram isso para aproveitar melhor a temporada de fim de ano, quando o mercado se aquece bastante.

*Fonte: info.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!