A orientação de um profissional e a prática de exercícios físicos são fundamentais para que a perda de peso ocorra de maneira saudável
Revistas, internet e programas de TV estão bombardeando homens e mulheres com receitas de dietas milagrosas, com promessas de resultados imediatos e de pouco – ou nenhum – sacrifício. Especialistas alertam a população, classificando esse comportamento radical como verdadeiras armadilhas que podem causar prejuízos irreversíveis à saúde de homens e mulheres.
Há três meses, a jornalista Mayanne Bader optou por um estilo de vida mais saudável, conseguiu perder 20 quilos e mudou radicalmente seu estilo de vida. “Não foi fácil, mas meu emagrecimento gerou um processo de crescimento pessoal incrível. Ou seja, amadureci com isso. Não emagreci para só ficar magra, e sim para me tornar melhor, pra que as pessoas notassem em mim um semblante mais leve, coisa que não conseguia estando muito acima do peso. Meu corpo mudou, meu rosto mudou e eu mudei muito. Me sinto melhor, mais disposta e mais feliz. o benefício não é só meu, mas atinge quem está ao meu redor também”, explicou.
Ao decidir emagrecer, Mayanne buscou orientação profissional e começou a praticar atividades físicas diariamente, o que ela acredita ter sido um fator determinante para a mudança do seu corpo. “Em três meses e meio foram vários os avanços. Consegui sair da caminhada e partir às corridas. Corro durante 1h sem problemas. Perdi 20 kg e saí do grau de obesidade 2 para o sobrepeso. Pretendo em mais alguns meses chegar ao meu peso ideal. Faltam 10 kg. E o trabalho é diário e todo santo dia é uma luta”, alertou.
Um dos maiores problemas das “dietas milagrosas” é que elas restringem alimentos importantes para o organismo, fazendo com que a pessoa não tenha energia suficiente para o dia a dia ou perca apenas líquido, dando a falsa impressão de perda de peso rápido. A maioria dessas dietas orienta o corte de praticamente todo carboidrato da alimentação, e os adeptos acabam seguindo essa dica, sem lembrar que o carboidrato é uma das mais importantes fontes de energia para o cérebro.
A nutricionista do Sistema Hapvida de Saúde, Caroline Paiva, alerta para as dietas que prometem resultados rápidos e milagrosos. “Geralmente, essas dietas estimulam a perda de massa muscular, por isso a impressão de que a perda de peso está acontecendo de maneira acelerada”. De acordo com ela, o paciente que quer manter um corpo magro e saudável precisa iniciar o tratamento com um acompanhamento profissional e optar por uma alimentação balanceada e dar início à pratica de exercícios. “Com essa rotina, a pessoa vai perceber que está diminuindo suas medidas, perdendo gordura e o resultado vai permanecer por muito mais tempo, evitando o efeito sanfona”, alertou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!