Banese

sábado, 5 de outubro de 2013

O PT e os bastidores do PED 2013 (Coluna Bastidores/ Correio de Sergipe)

A eleição interna do PT, chamada de PED (Processo Eleitoral Democrático), promete ser a mais acirrada desde a chegada do grupo de Marcelo Déda ao comando do partido, há vários anos. Há quem diga que existem outras disputas por trás da própria eleição. Militantes antigos do PT avaliam que o que está em disputa é a concepção de partido que será adotada após o encerramento do Governo Déda. Rogério Carvalho representa uma nova geração, uma nova forma de pensar a política de alianças e de posicionamento do PT no bloco de aliados, já Márcio Macedo representaria a continuidade da forma de atuação do partido, fato que desagrada hoje a muitos “companheiros”. Há quem acredite também que a disputa é pra ver quem comandará a ocupação dos espaços do PT no governo e será o candidato ao senado numa eventual impossibilidade de Marcelo Déda ser o candidato da legenda.
Também existem os filiados ao partido, mais distantes da disputa, que dizem não saber quem vai ganhar a briga, mas que já sabem quem perde: o próprio PT! É consenso que esta disputa entre Rogério e Márcio não ocorre num momento adequado, quando o PT deveria estar mais preocupado com a condução do seu governo, a construção de alianças e o afinamento com Jackson Barreto.
Além destas questões, ainda existem muitas reclamações com relação à condução do processo eleitoral. Militantes da chapa ligada a Rogério Carvalho reclamam de a estrutura do partido estar ligada diretamente a Márcio Macedo, já que todos os ocupantes dos cargos, dentro do PT estadual, são ligados a ele ou fazem parte também de seu gabinete na Câmara. Mais do que isso, integrantes das chapas estadual e municipal ligadas a Rogério Carvalho reclamam do tratamento que os companheiros que estão no governo e que votam com ele estariam recebendo. Muitos temem por retaliações. Nas rodas de análise petistas, sim, elas existem, houve até quem sugerisse à direção do partido colocar urnas eletrônicas, pelo menos em Aracaju, para dar uma demonstração de lisura do processo eleitoral e evitar que os ânimos e a troca de acusações se acirrem ainda mais. Agora é esperar pelas cenas dos próximos capítulos!

RICARDO FRANCO NO PSDB

Calma! Não se trata de Ricardo Barreto Franco, filho do ex-governador Albano Franco, já filiado ao PTB de Amorim, mas, sim, do seu irmão mais novo Ricardo Leite Franco, empresário de sucesso da área têxtil em Sergipe. Admirador de Aécio Neves, Ricardo filiou-se ao PSDB em tarde festiva, ontem, mas, por enquanto, não é candidato a nada em 2014. Pelo menos por enquanto!

QUE DÊ CERTO

Finalmente, surge um projeto de lei que proíbe a administração pública de praticar atos que provoquem a paralisação de obras iniciadas por gestão anterior. A medida está prevista no Projeto de Lei 55/11, do deputado Laercio Oliveira (SDD-SE). Pelo texto, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), o governante – prefeito, governador ou presidente da República – fica obrigado a respeitar o cronograma de obras estabelecido por seu antecessor, e encarregado de adotar as medidas suficientes ao regular o andamento das ações. A proposta, também determina que as logomarcas e demais imagens representativas do governo sejam as mesmas para todos os governos que se sucederem, vedado o desrespeito aos padrões. Já era tempo!

QUEDA NA EXTRAÇÃO

O presidente do Sindipetro, Dalton Francisco dos Santos, esteve na Assembléia  Legislativa de Sergipe e fez um importante resgate da situação no Estado, que desde 2008 vem caindo a extração ao redor de 20% na Bacia e no campo de Carmópolis. Segundo ele, essa queda é uma decisão proposital para justificar a inviabilidade econômica dos campos terrestres, água rasa e profunda, das bacias do N e NE do Brasil, que inclui a Bacia de SE/AL.  Dalton alertou para outro problema que pode ser intensificado com os Leilões do Petróleo: o emprego dos trabalhadores diretos e terceirizados que estão em risco, estes que já estão com os seus salários arrochados.

SOLTANDO O VERBO:

“Não dá para falar de mobilidade falando apenas de transporte, tem que aliar à questão do trânsito. Discutir mobilidade urbana é discutir a vida de cada cidadão”.

Georlize Teles secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania, durante fórum do Transporte público

PENSAMENTO:

“ A gente sabe da importância da luz, no momento em que a gente está no escuro”.

Pe. Fábio de Melo

2 comentários:

  1. CARO INTELECTUAL JORNALISTA ANDRÉ BARROS, VC TEM TODA RAZÃO NA SUA ANÁLISE SOBRE A SITUAÇÃO NEBULOSA E INCERTA DO PT/SE. UMA COISA É CERTA O PT ESTÁ SEM RUMO DEPOIS DA DOENÇA DE DEDA E DA FRUSTRAÇÃO DE ZÉ EDUARDO COM O RUMO QUE AS COISAS TOMARAM A NÍVEL NACIONAL E LOCAL. VAMOS AGUARDAR OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS. REGES EM AÇÃO

    ResponderExcluir
  2. PARABENIZO O NOBRE INTELECTUAL JORNALISTA ANDRÉ BARROS , PELO SEU COMENTÁRIO SOBRE O PRESENTE E O FUTURO DOM PT/SE,. SILVA962

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!