Banese

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Aracaju é uma das capitais com melhor índice de cura de Tuberculose

Até 8 de novembro, a Secretaria da Saúde de Aracaju recebe a visita técnica do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde que está monitorando e avaliando a eficácia das ações dos Programas de Controle da Tuberculose de Aracaju e do Estado de Sergipe. A primeira reunião com os monitores do MS, aconteceu nesta terça-feira, 5. Durante o debate sobre a situação dos índices da doença, o monitor do PNCT, Stefano Codenotti destacou que Aracaju é uma das cidades com os melhores indicadores do Brasil.

“Dos dados do Ministério da Saúde, desde 2012 Aracaju está entre as cidades com menor incidência de Tuberculose no país, sendo também a quinta capital com melhor percentual de cura entre as capitais do Brasil”, destacou Stefano acrescentando que embora os números sejam positivos, a capital precisa continuar melhorando outros aspectos referentes à assistência e controle da doença, sobretudo para reduzir os índices de abandono que é quando por negligência da pessoa em tratamento, ou mesmo por falta de informações o paciente com Tuberculose, não faz o tratamento até o fim.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Aracaju, Tânia Santos fez a apresentação sobre as ações devolvidas pelo município. Segundo Tânia, em 2013, Aracaju vem registrando estabilidade no número de casos da doença que, até novembro, é de 214. Ano passado no mesmo período foram 231.

“O município não só oferta gratuitamente nas Unidades de Saúde os exames necessários para diagnóstico precoce de tuberculose (raio x e baciloscopia), disponibiliza as medicações, como mantém um serviço especializado no tratamento que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos. No serviço de referência em Tuberculose, acompanhamos e damos atenção especial aos casos mais graves como pessoas com HIV que contraem a doença ou os casos em que a doença afeta outras áreas do corpo além do pulmão”, enfatiza Tânia Santos.

*Fonte: PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!