Banese

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Carmópolis: casas serão ocupadas pelos proprietários

A Polícia Militar cumpriu ontem o mandado de reintegração de posse de 450 casas localizadas no povoado Aguada, em Carmópolis, a 47 km de Aracaju. A ação teve início nas primeiras horas da manhã e apesar de alguns invasores resistentes, ao final da tarde o clima era tranquilo. A invasão aconteceu no dia 1º de julho. Com 447 imóveis, o conjunto estava em fase final de conclusão e representa um investimento de aproximadamente R$ 12,5 milhões com recursos próprios do município.

Ao todo, 400 policiais militares foram posicionados para auxiliar o trabalho dos 11 oficiais de justiça envolvidos no processo de reintegração de posse. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram mobilizadas, bem como seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de 30 caminhões para o transporte dos pertences dos moradores e 13 chaveiros, que estavam autorizados a abrir os imóveis onde não houvesse moradores presentes no local.

O trabalho de reintegração foi comandado pelo capitão da Polícia Militar Jorge Cirilo, que atuou nas negociações com os invasores, para evitar um possível confronto. “A Polícia Militar se faz presente para garantir o cumprimento da ordem judicial, porém em nenhum momento iremos agir com violência, pois sabemos que essas pessoas são trabalhadoras, são famílias de bem e merecem nosso respeito e precisam de moradia, que é um direito constitucional. Homens do Batalhão de Choque também estão presentes e o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo está nos dando suporte”, disse.

Os policiais do Choque conseguiram entrar no conjunto pouco antes das 10h. Segundo a PM, alguns manifestantes foram detidos e as famílias começaram a deixar as casas. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social garantiram apoio aos invasores na retirada dos móveis e mudança.

De acordo com a Prefeitura de Carmópolis, a maioria dos invasores era de fora do município. Aquelas famílias identificadas da cidade e que não estão no cadastramento das novas casas, receberão auxílio aluguel. Para evitar novas invasões, a administração autorizou que os verdadeiros donos, inclusive alguns que estavam na invasão, possam ocupar as casas.

A prefeitura ainda não tem um balanço do prejuízo, mas informou que a partir da próxima semana irá fazer um levantamento das necessidades de reparos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!