Banese

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quarta-feira

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional.

Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual. Em Sergipe, não será feriado.

Saiba quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, O Quilombo dos Palmares. Ele nasceu na então Capitania de Pernambuco (serra da Barriga), região correspondente hoje ao município de União dos Palmares, em Alagoas. No quilombo, derrotou a expedição de Jacome Bezerra, e foi ferido em conflitos contra as tropas de Manuel Lopes Galvão e Domingos Jorge Velho. Em 1678, liderou um conflito interno, alcançou a liderança do quilombo, e combateu os portugueses durante 14 anos. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi capturado e morto.

*Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!