
Em 2010, ano que passou a funcionar, as unidades dispensaram 23.933 medicamentos com até 90% de desconto. Em 2011, esse número saltou para 56.888. Com a inclusão do Programa "Saúde Não Tem Preço", as mesmas unidades passaram a dispensar, gratuitamente, medicamentos para hipertensão e diabetes, o que ampliou para 155.010 o número de produtos distribuídos. Em 2012, os medicamentos para asma foram incluídos no programa. Nesse mesmo ano, o crescimento foi ainda maior. Dos 267.840 medicamentos dispensados, 34.229 foram a preço de custo e 102.088 foram subsidiados pelo Governo Federal. Em 2013, 216.404 medicamentos foram dispensados até o mês de outubro.
"Atualmente, as unidades possuem 112 opções de medicamentos disponíveis. Dentre a oferta com baixo custo, o Omeprazol, prescrito para gastrite, é o mais vendido. Entre os gratuitos, a Metformina, remédio utilizado por quem tem diabetes, é o mais procurado", disse a coordenadora das Farmácias Populares, Cristiane Trindade.
Ampliação dos serviços
Em 2012, as equipes das Farmácias deram início ao processo de implantação de um novo serviço nas unidades: o de cuidados farmacêuticos. Através dele, a equipe garante aos usuários o acesso aos serviços de revisão da farmacoterapia, que avalia e orienta o usuário com o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos; a atenção farmacêutica, que identifica os possíveis problemas relacionados aos medicamentos; e a aferição de parâmetros clínicos, como a aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, peso e altura. A implantação desse serviço possibilitou novas conquistas para os sergipanos e os profissionais que atuam nas farmácias.
O Programa
Sergipe possui nove unidades de Farmácias Populares. Dentre elas, três são administradas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Uma nova Farmácia Popular está em fase de conclusão na cidade de Tobias Barreto. A iniciativa foi criada em 2004 e integra o programa do Ministério da Saúde 'Farmácia Popular do Brasil', que visa ampliar o acesso da população a medicamentos básicos a preço de custo.
*Fonte: ASN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!