Banese

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Presidente do Detran reconhece a necessidade de aumento dos salários dos servidores

*Por Igor Almeida

O impasse entre governo e servidores do Detran em Sergipe está longe de ter uma solução. Há 17 dias em greve, os funcionários reivindicam, entre outras melhorias, o reajuste de quase 300% na folha de pagamento e a implantação de um plano de cargos e salários para o órgão. Essa já é a terceira paralisação da categoria somente este ano.

O presidente do Detran, Bosco Costa, admitiu a necessidade do aumento no salário dos servidores, mas explicou que o reajuste depende primordialmente da saúde financeira do estado. "Eu reconheço que o Detran de Sergipe é o que tem um dos salários mais baixos do país. Não há outra saída para a solução desse impasse a não ser a elaboração de um plano de cargos e salários, mas isso depende diretamente da equipe de finanças do governo. Não há como aumentar salário de servidor se não tem dinheiro para isso”, explicou.

Atualmente, os servidores recebem R$ 622,00, remuneração prevista no edital do último concurso realizado para provimento de vagas no órgão. No entanto, a categoria pede um salário base variando entre R$ 1.500,00 a R$ 1.800,00, que, segundo ela, representa a média salarial dos Detran’s das regiões Norte e Nordeste.

Além da questão salarial, o presidente disse que o Detran tem hoje, em média, 600 servidores mas que existe um déficit de quase 100 profissionais. Bosco também informou que a rotatividade de funcionários é um dos grandes problemas enfrentados pelo órgão. “A rotatividade dos servidores dentro do órgão é muito grande. Só para se ter uma ideia, em janeiro de 2012 nós tínhamos um déficit de 100 servidores. O governador convocou 90 excedentes do concurso, mas só compareceram 60. Hoje nós já temos um déficit novamente de 100 servidores”, disse.

Serviços

Apesar das paralisações, o órgão mantém cerca de 65% dos serviços funcionando normalmente pela internet. “Apenas 35% dos serviços oferecidos pelo Detran dependem dos servidores, e dentro dessa porcentagem eles ainda estão mantendo os 30% do efetivo previsto em lei. Os procedimento que precisam de atendimento realmente estão apresentando lentidão, mas a grande maioria dos processos já podem ser feitos pela internet, o que ajuda a reduzir as filas”, finalizou o presidente.

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