Banese

sexta-feira, 11 de abril de 2014

ONG Transparente: CAOp do Terceiro Setor participa de Fórum para discutir contabilidade em entidades de interesse social

A Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor, Dra. Ana Paula Machado Costa Meneses, participou do I Fórum das Entidades do Terceiro Setor e Voluntariado da Classe Contábil. O evento é resultado da parceria do Ministério Público Estadual com o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE).

Para Dra. Ana Paula Machado, o evento foi muito proveitoso e dá continuidade aos objetivos do Projeto ONG Transparente. “O Fórum faz parte das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto e auxiliará às entidades não governamentais, no sentido de dar transparência as suas ações gerenciais e de prestações de contas, permitindo o controle social e o controle por resultados pela sociedade”, frisou.

O Fórum, que teve como tema “Demonstrações Contábeis para o Terceiro Setor”, foi direcionado a Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e fundações. “Existem entidades do Terceiro Setor que recebem recursos privados e públicos e precisam de prestação de contas e existem normas específicas para isso e o Fórum, sem dúvida, ajudará muito a tirar dúvidas do público”, explicou a presidente do CRC/SE, Angela Andrade Dantas Mendonça. O evento contou com a palestra do contador e coordenador do Programa Nacional do Voluntariado da Classe Contábil, Marcelo Roberto Monello, que abordou as questões formais da contabilidade, os cuidados básicos, a contabilidade vista como objeto de gestão e a transparência.

O vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, destacou a importância do evento e a parceria com o MP. “O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe tem feito um trabalho de aproximação com as entidades do Terceiro Setor e o Ministério Público tem sido um parceiro muito valioso. O objetivo é oferecer apoio às entidades de interesse social e destacar a importância de prestações de contas como um instrumento de transparência e de controle que tanto o Ministério Público almeja”.

Projeto ONG Transparente

O projeto visa identificar entidades que integram o Terceiro Setor e que possam ser objeto de controle social, através da outorga e manutenção do título de utilidade pública, CEBAS, OSCIP e OS, bem como do repasse de verbas públicas, mediante convênios, termos de parceria, contrato de gestão ou instrumentos legais congêneres.

Com o objetivo de auxiliar as entidades de interesse social na difícil busca pela autossustentabilidade, o Projeto promoverá diversas outras atividades relevantes, tais quais: curso de prestação de contas às entidades de interesse social e a publicação de uma cartilha informativa.


*Fonte: Ascom/MPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!