Banese

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Seed orienta tradutores e intérpretes de libras

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) recepcionará hoje, 04, 34 tradutores e intérpretes de libras recém-contratados a partir do último processo seletivo simplificado promovido pelo Governo de Sergipe. Na oportunidade a Divisão de Educação Especial (Dieesp), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), promoverá uma reunião de orientação com esses profissionais. A reunião acontecerá a partir das 14h, no prédio administrativo da secretaria.

De acordo com a diretora da Dieesp, Aparecida Nazário, o objetivo é orientar os tradutores e intérpretes para o melhor desempenho de suas funções. "No encontro, a equipe do CAS irá orientar os profissionais recém-contratados que prestam serviços em diferentes diretorias regionais de educação quanto ao seu papel no exercício da função. A ideia é que ele possa desempenhar melhor suas atividades e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos surdos", explicou.

Durante a reunião, além das boas-vindas e da apresentação da equipe técnica do CAS, serão compartilhadas orientações que foram divididas em 10 tópicos principais: código de ética, postura em sala, pontualidade, avaliação, vestuário, acessibilidade, eventos, sábado letivo, reuniões e formação continuada. De acordo com Tálita Cavalcanti Pergentino, coordenadora do CAS, os profissionais são continuamente capacitados. "É a primeira reunião que fazemos com esta turma, mas a Seed tem realizado e continuará realizando cursos de formação continuada para tradutores e intérpretes de libras para melhor prepará-los para o exercício de suas funções nas escolas", disse Tálita.

Nova convocação

Conforme Aparecida Nazário, nesta primeira convocação foram chamados 34 tradutores e intérpretes de libras (aqueles que interpretam a libras para outra língua, ou desta outra língua para a libras) e 5 instrutores de libras (aqueles que ensinam a língua de sinais ao aluno surdo). Ainda segundo ela, já está em andamento uma segunda convocação, por meio da qual serão contratados mais 16 tradutores e intérpretes e 3 instrutores.

Segundo dados da Dieesp, a rede estadual de educação atende, hoje, a aproximadamente 290 alunos surdos.

*Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!