As chamadas falsas que representavam em média 45% do número total de ligações enviadas por mês para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estão servindo de parâmetro para a análise das demandas recebidas nos últimos 30 dias pelas equipes da Central de Regulação. De acordo com dados estatísticos levantados no serviço, houve redução do envio de trotes em quase 15%. Percentual esse que, segundo a superintendente do Samu, Conceição Mendonça, é resultado da campanha educativa ‘Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote’, realizada através do projeto ‘Amigos do Samu’.
“Dispomos hoje de um dado positivo, fruto de uma mobilização intensa realizada em redes sociais e em contato direto com crianças, adolescentes e responsáveis. Através da campanha, utilizamos um espaço de grande fluxo de pessoas, em período de férias escolares, para realizar brincadeiras, distribuição de brindes e camisas, além de palestras, simulações de atendimentos e orientações sobre os prejuízos causados pelo envio de chamadas falsas através do 192. Meninos e meninas se divertiram bastante enquanto adquiriam informações que os tornarão multiplicadores de conhecimentos”, declarou Conceição Mendonça.
Segundo a superintendente do Samu, só no primeiro semestre de 2015, das 85 mil chamadas para o ramal 192, mais de 35 mil foram trotes. Uma vez registrado no sistema informatizado utilizado pelo Samu, o número que representa uma chamada falsa é enviado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe (SSP-SE), sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis, uma vez que o envio de trotes é considerado crime.
Fonte: Secom
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