Banese

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cerca de 3500 procedimentos cirúrgicos já foram realizados pelo Hospital Regional de Propriá

Os relatórios do Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, apontam que a unidade já realizou 3.557 cirurgias entre as eletivas e de urgência, ortopédicas e gerais entre janeiro e outubro de 2015, um quantitativo que, até dezembro, deverá superar o ano passado, que foi 3.658.

Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a unidade atende pacientes não só do próprio município, mas também de toda Região do Baixo São Francisco, que compreende 16 cidades.

Segundo explica o superintendente do regional, Paulo Campos, para a realização dos procedimentos programados a unidade recebe pacientes de porta aberta ou encaminhados pelas Secretarias de Saúde municipais.

“Inicialmente, essas pessoas passam por uma consulta e são avaliadas, para verificação de exames e solicitação de outros complementares. Após isso, é gerada a AIH e realizada a perícia, que acontecem duas vezes por mês”, detalha.

O próximo passo é a distribuição dos procedimentos junto às especialidades e, em seguida, o agendamento das cirurgias, observando a escala profissional e o levantamento dos medicamentos e materiais necessários para o pré e pós-operatório.

“Até agora, realizamos 1.246 cirurgias eletivas e de urgência e a mesma quantidade de cirurgias gerais. Em todo o ano passado, foram 1.580 e 1.452, respectivamente”, informa o gestor.

Outro importante dado é a quantidade de cirurgias ortopédicas e procedimentos de redução incruenta: foram 626 em 2014 e 1.065 até outubro deste ano.

“Realizamos quase o dobro de cirurgias deste tipo, graças aos investimentos em infraestrutura e nos profissionais que compõem a unidade. O Hospital de Propriá vem cumprindo um importante papel para o Serviço Público de Saúde descentralizado”, avalia Paulo Campos.

Da Ascom/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!