
Jackson Barreto afirmou que o Governo do Estado está promovendo uma verdadeira guerra contra esse mosquito causador de sérios problemas de saúde às crianças.
Estão envolvidos na brigada itinerante estadual que vai combater o mosquito, o Exército Brasileiro, que colocou 100 homens à disposição da Secretaria de Estado da Saúde, a Defesa Civil e 114 agentes de endemias. Inicialmente, o calendário de combate ao mosquito será concentrado na região da Grande Aracaju, onde há um maior número de infestação do Aedes aegypti.
O governador conclamou a população a abrir suas portas para a brigada efetuar a destruição dos focos do mosquito. “Todos nós somos responsáveis pela vida das nossas gestantes e crianças. Não podemos permitir que novos casos de microcefalia apareçam em nosso estado", acentuou.
Jackson Barreto disse estar confiante que Sergipe vai vencer o mosquito e com isso evitar que o Zica Viris, transmissor da microcefalia, atinja as mulheres e crianças sergipanas.
“Procuro governar para todos, mas com os olhos voltados para os mais pobres que são os mais necessitados. Estamos observando uma Barra dos Coqueiros bonita e bem cuidada, mas a população tem que se conscientizar da necessidade de combater esse mosquito que está causando sérios problemas à saúde pública. Vamos travar uma verdadeira guerra contra esse mosquito”, concluiu.
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, afirmou que Sergipe já tem 118 casos de microcefalia registrados em três meses, quando esse número teria que ser registrando num período de 20 anos. Ele disse que a brigada iniciada hoje não tem data para acabar. “Inicialmente vamos cobrir sete municípios, mas chegaremos a todo o estado no combate ao mosquito da dengue”, ressaltou.
De acordo com o secretário, o crescimento de casos de microcefalia provocado pelo Zika Vírus é um problema sério de saúde pública e toda a sociedade tem que se engajar na luta contra o mosquito. Ele revelou que 82% dos focos dos mosquitos estão dentro da casa das pessoas.
“A responsabilidade é de todos nós. Temos que limpar nossos quintais semanalmente. Uma tampinha de cerveja é um criadouro do mosquito. As caixas d’água têm que ser vedadas. Todo o cuidado é pouco para evitar a presença do mosquito. Por isso deve-se enfatizar a importância da população abrir suas casas e receber as equipes para que possam identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, defendeu.
O prefeito da Barra dos Coqueiros, Ailton Martins, afirmou que o seu município está engajado nessa luta e que fará a sua parte para eliminar o mosquito da dengue. Ele aproveitou para agradecer ao governador Jackson Barreto o apoio que vem tendo da gestão estadual. “Construímos uma parceria que está trazendo benefícios para a população da Barra”, acentuou.
Da ASN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!