Para ter uma dimensão do aumento dessa demanda, basta observar o comparativo entre os meses de janeiro e setembro de 2013, referentes aos serviços de Habilitação. Em janeiro, 61% das solicitações foram realizadas de forma presencial, contra 39% de solicitações virtuais. Em setembro, o índice de atendimentos presenciais caiu para 30%, fazendo com que o atendimento através de meios eletrônicos alcançasse o patamar de 70%.
Quando falamos em Licenciamento Anual, que é o carro-chefe dos serviços de Veículos, o comparativo é ainda mais expressivo. Em janeiro, 61% dos licenciamentos foram realizados de forma presencial. Em setembro, esse índice reduziu para 23%, elevando para 77% as requisições de licenciamento anual que são realizadas através de meios eletrônicos.
De acordo com o gerente do Renach/ Renavam do Detran, Ricardo Ribeiro, alguns fatores foram decisivos para esse crescimento. “As facilidades no manuseio das ferramentas de atendimento virtual contribuíram muito para que houvesse essa popularização dos serviços on-line, já que quem opta por esse tipo de atendimento tem a vantagem de requerer serviços de Habilitação e Veículos sem enfrentar as filas existentes nas unidades da autarquia, principalmente no momento atual, em que o atendimento presencial do Detran tem sofrido com os movimentos de paralisação dos servidores, além da greve dos Bancos e Correios”, destacou.
*Fonte: Ascom/Detran

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