O empreendimento executado pela Deso, desde 2011, está com as instalações físicas concluídas. Atualmente, as obras estão em fase de montagem hidromecânica, instalação elétrica e automação dos componentes. Todo o projeto contempla a revitalização da ETA João Ednaldo e a construção de uma nova estação de tratamento com a implantação dos módulos de floculação, decantação e filtração, recirculação da água de lavagem dos filtros. Além da automação das unidades, para que haja um controle mais preciso da produção.
Para realização destes serviços foram investidos R$ 18.436.901,80, recursos provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, e de contrapartida do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
O engenheiro civil, responsável pelo acompanhamento da obra, José Gabriel de Campos, antecipa os resultados dos investimentos. “Com a conclusão da obra, almeja-se maior oferta de água tratada disponibilizada à população da região metropolitana de Aracaju. Esta obra também permite que desperdícios sejam evitados, com o descarte da água de lavagem de filtros e mantendo um monitoramento mais efetivo dos meios de tratamento através dos sistemas automatizados que serão implantados”.
A duplicação da estação vai permitir praticamente dobrar a oferta de água potável fornecida para os clientes, o que amplia a segurança hídrica. Hoje a capacidade da Estação de Tratamento de Água é de 1.070 litros de água por segundo, após a conclusão dos serviços a vazão será ampliada em mais de 900 L/s.
*Fonte: ASN

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!