Banese

terça-feira, 4 de junho de 2013

Vitória com sabor de derrota

 


Sabe aquela sensação desagradável que todos nós temos ao compramos um produto e, logo em seguida, descobrimos que ele estava apenas no show room e que não poderíamos levar para casa? Sem dúvida alguma, essa deve ter sido a sensação da deputada estadual Suzana Azevedo, ontem, logo após a eleição na Assembleia Legislativa que, sob novas regras, lhe “garantiu”, mais uma vez, a tão desejada vaga no TCE – Tribunal de Contas do Estado.

Acontece que essa disputa acirrada entre Suzana e o atual secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, está ainda muito longe de se encerrar. Essa maioria simples – ou absoluta – conquistada com os 13 votos que lhe foram dados na eleição de ontem, será, mais uma vez, discutida nas barras da Justiça e diante de desembargadores que, há poucos dias, já deixaram claro o que pensam sobre o assunto: as regras têm que ser as mesmas nesse caso. Ou seja, outra vez, teremos uma lenta discussão a respeito do direito de Suzana assumir - ou não - essa vaga tão desejada, tão esperada, tão sofrida.

Alguns juristas, com os quais conversei ontem, me asseguraram que o direito de Belivaldo Chagas é bom. E, dificilmente, ele sairá prejudicado em uma decisão do Pleno do TJ. Mas isso não quer dizer que a vaga de conselheiro será dele. O próprio Belivaldo sabe que as suas chances de ir para o Tribunal de Contas do Estado, neste momento, são diminutas. A sua decisão de ir para a Justiça nada tem a ver com possibilidade de assumir a vaga. O que Belivaldo quer é apenas provar a certas figuras da política sergipana que tem amor próprio e posição firme. E que a sua palavra e o “fio do bigode” ainda têm o seu valor.

SUSTO NO SÁBADO

Depois do susto que levamos no último sábado, com a notícia de que o governador Marcelo Déda estava internado na UTI do Hospital Síro-Libanês, em São Paulo, desde a sexta, por causa de uma febre persistente, eis que agora o mais recente boletim médico, após a saída da UTI no domingo, já nos apresenta outro quadro: “O governador Marcelo Déda continua internado no hospital Sírio-Libanês, onde iniciou nesta segunda-feira, 3, a primeira sessão diária de radioterapia (num total de dez sessões) realizada em complemento ao tratamento quimioterápico que faz contra o câncer”. Ainda segundo a nota, Déda também continua com a manutenção das medidas de suplementação nutricional que já vinham sendo realizadas. Ou seja, a febre preocupante foi debelada e, agora, alem da quimioterapia, nosso governador também está sendo submetido à radioterapia.

FORRÓ CAJU

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, chega hoje da Itália onde conseguiu emplacar Aracaju como sede da próxima edição do campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia em 2015 e já convida a imprensa para o café da manhã de lançamento da programação oficial do Forró Caju 2013, nesta quarta-feira, a partir das 07h30, na Casa de Forró Cariri, na Orla de Atalaia. O evento, este ano, promete ser muito mais espartano nos investimentos, mas nem por isso perderá o brilho da nossa tradição junina, pois teremos belíssimas apresentações de cantores da terra e convidados nacionais, em 11 dias de festança, na praça de eventos dos Mercados.

TERRENOS DE MARINHA

A Assessoria Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE) impetrou, na Justiça Federal, mais uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão da cobrança da Taxa de Ocupação e Foro, cobrados aos proprietários dos chamados Terrenos de Marinha. Na ação a OAB/SE sugere que as cobranças sejam suspensas inicialmente na forma de liminar, e que tal posição seja confirmada definitivamente em sentença após conclusão do processo. Na análise da OAB, as taxas hoje cobradas, a exemplo do que aconteceu no passado, são abusivas, com índices que superam em alguns casos os 1.500%. Para conter esse abuso, a Ação Civil Pública da OAB/SE sugere que a base de cálculo para as cobranças passem a ser o Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC.

SOLTANDO O VERBO:

“Eu não poderia colocar em votação a eleição de um conselheiro do TCE com uma lei que não existe mais”.

Presidente da ALESE, Angélica Guimarães sobre a eleição para o TCE


PENSAMENTO:

“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a pessoas nem a coisas”.

Albert Einstein







*Já nas bancas e para os assinantes do Correio de Sergipe, na Coluna Bastidores desta terça, 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!