Banese

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Médicos fazem protesto contra o ato médico em Sergipe

Protestar contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil sem a revalidação do diploma pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida. Esse é o principal objetivo da mobilização que acontece hoje, a partir das 8h, em várias cidades do país, inclusive Aracaju. Na ocasião, médicos e entidades representativas pedirão a suspensão do ato médico que, segundo a categoria, pode piorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à população.

A mobilização começa com uma entrevista coletiva dos presidentes das entidades médicas locais que será concedida no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremese), em Aracaju. Em seguida, os médicos seguem em passeata pelas principais vias da cidade. Os manifestantes pretendem realizar vários atos durante o trajeto, passando pela sede do Ministério da Saúde em Aracaju, pela Câmara Municipal de Vereadores, Assembleia Legislativa, Secretaria Municipal de Finanças, com um ato de encerramento em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Saúde, na praça General Valadão.

Além do ato médico, os profissionais protestam contra a falta de estrutura nos hospitais, a falta de condições de trabalho e atendimento e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos também pedem a aprovação do projeto de lei 454/2009, que estabelece a carreira médica no Sistema Único de Saúde (SUS), com dedicação exclusiva e salário inicial de 15 mil. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Em função da mobilização, o atendimento ambulatorial da rede pública, nas esferas municipal, estadual e federal, estará suspenso durante todo o dia. Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!