Dos 75 municípios sergipanos, 31 foram considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Ao todo, nos dois primeiros ciclos do programa, 14 cidades foram contempladas com 29 médicos. Nessa primeira etapa chegam 17 profissionais, sendo todos brasileiros formados no Brasil. A segunda etapa ocorre no dia 16 de setembro com a chegada de mais 12 médicos, sendo dois brasileiros formados no exterior e 10 cubanos.
Os médicos estrangeiros selecionados para os municípios sergipanos já estão em Brasília participando de cursos sobre legislação do SUS. Eles ficam por lá até o próximo dia 13, quando concluem o período de três semanas de curso estipulado pelo Ministério da Saúde. Nos dias 14 e 15 os profissionais estrangeiros chagam a Sergipe para se apresentarem aos respectivos municípios no dia 16. Nossa Senhora das Dores, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Gararu e Umbaúba são as cinco cidades do estado que receberão a primeira leva de estrangeiros do programa, sendo dois profissionais para cada uma.
Os médicos irão receber do Ministério da Saúde uma parcela única de R$20 mil reais que vai ajudar a custear a fixação deles na cidade escolhida e mais a bolsa de R$10 mil mensais.
*Com informações da SES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!