Diante das descobertas de que na costa de Sergipe, a área controlada pela Petrobrás possui mais de um bilhão de barris de Petróleo, volume mais do que suficiente para suprir as necessidades do país mais consumidor de Petróleo do mundo, os Estados Unidos.
Até pouco tempo, o país não tinha produção suficiente de petróleo para o abastecimento interno, desse modo, era dependente do recurso importado, especialmente dos países do Oriente Médio, mas a partir de 2007 o país alcançou a autossuficiência. Atualmente, a produção é de aproximadamente 2,3 milhões de barris ao dia, que supera o consumo, que é de 2,2 barris diários.
Além disso, o Petróleo descoberto em Sergipe é considerado de ótima qualidade, segundo a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo(ANP), Magda Chambriard, existem oito áreas no litoral sergipano que podem conter grandes quantidades de petróleo, em quatro delas já foi provada a existência do tipo mais valioso de petróleo, o óleo leve.
Para obter os subprodutos do petróleo é preciso que passá-lo por diversas etapas de beneficiamento. Após ter sido extraído do subsolo, ele é transportado até as refinarias, que fazem a transformação do minério bruto em combustíveis, matéria-prima e subprodutos.
Os combustíveis (gasolina e diesel) abastecem os postos, que comercializam esses produtos para serem usados em automóveis. Em geral, as empresas que trabalham no refino do petróleo instalam-se em áreas próximas às indústrias, com a finalidade de abastecê-las de matéria-prima. Dessa forma, é imprescindível que o estado de Sergipe tenha uma Refinaria local.
*Fonte: Alese
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!