sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Ana Lúcia faz palestra em Glória
Era noite de sessão ordinária na Câmara de Vereadores do município de Nossa Senhora da Glória, mas ao invés de vereadores, a Casa Legislativa ficou lotada de jovens na noite de ontem. Eles foram prestigiar a palestra da deputada Ana Lúcia, durante a Audiência Pública que deu início ao Festival da Juventude de Nossa Senhora da Glória.
O festival teve início nesta quinta-feira e segue até a próxima quinta-feira, 28, com uma programação que inclui debates, oficinas e apresentações culturais. As oficinas de percussão, dança, stencil, capoeira e rádio serão ministradas por educadores do mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia, parceiro na realização do festival.
A iniciativa é do Sindicato dos Servidores do Município de Nossa Senhora da Glória (Sindiserv) em parceria com diversas entidades da sociedade civil e do poder público. O objetivo do encontro, que reúne adolescentes e jovens da sede e de povoados do município, é debater propostas de organização e políticas públicas de juventude com a própria juventude numa perspectiva transformadora.
“Espero que este festival impulsione em Nossa Senhora da Glória um processo de mudança para humanizar cada vez mais nossa sociedade. Mudança para exigir as políticas públicas que precisam ser implementadas para que vocês jovens possam ser efetivamente sujeitos de direitos e exercer a liberdade numa sociedade justa e digna”, defendeu Ana Lúcia.
A representante do Sindiserv, Renata Oliveira, chama a atenção para o papel que o sindicato tem cumprido na sociedade gloriense, que vai muito além da pauta salarial dos servidores. "Nós entendemos a importância da juventude para a nossa sociedade e é por isso que vamos debater os direitos desta parcela da população", destaca.
Estatuto da Juventude
Em sua palestra, a deputada Ana Lúcia defendeu o fortalecimento da organização juvenil para transformar a sociedade e reforçou o papel que o Estatuto da Juventude cumpre no processo de reconhecimento dos jovens enquanto sujeitos de direitos. Ana Lúcia lembrou que o Estatuto da Juventude prevê ações e políticas que rompem as barreiras, os limites e os preconceitos impostos aos jovens.
“O Estatuto da Juventude consolida para a sociedade brasileira o conceito de que o jovem é sujeito de direitos e que as políticas públicas precisam ter um olhar especial para esta fase da vida”, avalia a deputada e educadora ao lembrar que a nova Lei, fruto de anos de luta social, entra em vigor em fevereiro de 2014.
Políticas públicas
Para a presidente do Sindiserv, assistente social e professora da UFS, Itanamara Guedes, a juventude é um grupo social complexo, que só pode ser compreendido no plural. “Por isso falamos em juventudes, porque nós somos diversos, nós somos plurais. As políticas públicas no nosso município precisam contemplar essa diversidade”, argumentou. “As políticas públicas se concentram na sede e elas precisam descer para a zona rural, elas precisam chegar aos povoados”, reforçou pedindo atenção à juventude do campo.
Como forma de demonstrar a prioridade nas políticas públicas para a juventude, Itanamara defendeu ainda a criação da Coordenadoria de Juventude, do Conselho Municipal de Juventude e de um fundo municipal destinado às políticas voltadas para a juventude em Nossa Senhora da Glória. “É comum se criar os instrumentos, mas não se aprovar recurso. Isso faz com que a coordenadoria seja apenas um faz-de-conta”, sugere a assistente social.
Extermínio da juventude
Ana Lúcia chamou a atenção dos jovens presentes para um problema que afeta diretamente esta parcela da população: o extermínio da juventude. “A violência física neste país cresce, e cresce contra a juventude. A cada 100 pessoas que são assassinadas no Brasil por armas de fogo, 67 são jovens de 15 a 29 anos. Destes jovens, a maioria é negro e pobre”, lamentou a deputada ao lembrar que em Sergipe, para quatro jovens assassinados, um é branco, e três são negros.
Presenças
Além de Ana Lúcia, estiveram presente representantes do Movimento Sertão na Arte, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Associação dos estudantes Universitários de Nossa Senhora da Glória, Sintese, MST, CRAS e DR9, todos parceiros do evento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!