Banese

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Eduardo Campos e os "aliados" em Sergipe (Coluna Bastidores/Correio de Sergipe)

Por incrível que pareça, vários políticos sergipanos – de partidos diversos - já se preparam para recepcionar, hoje, em alto nível, o mais novo cidadão sergipano: o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos. E o PSB de Sergipe, por exemplo, pretende mostrar todo seu empenho a partir de agora para provar que irá vestir para valer a camisa de Campos em uma possível candidatura a Presidência da República. Para tal, está ultimando os preparativos para uma recepção calorosa ao aliado em terras sergipanas.
Mas você não se engane, caro leitor! Nesta sexta-feira, no plenário da Assembléia Legislativa, iremos encontrar políticos das mais diferentes correntes partidárias, participando e aplaudindo democraticamente o futuro presidenciável. Inclusive, os irmãos Amorim que também gozam da intimidade do governador de Pernambuco e, com toda a certeza, estarão por lá. Aliás, é bom que se diga, aqui neste espaço, que não faltaram mãos amigas para a arrumação da festa sergipana para Campos.
O autor do título de cidadania sergipana a Eduardo Campos, Venâncio Fonseca, diz que, apesar de o partido dele - Campos - ser da base de sustentação da presidenta Dilma Rousseff, o exemplo do governador de Pernambuco deve servir de lição a muitos gestores no país, daí uma das razões que justificaram a sua propositura. Fonseca enaltece o trabalho de Campos ao defender o “pacto federativo” e por já tê-lo posto em prática em seu Estado.
Quando chegar ao aeroporto de Aracaju, hoje, após o almoço, Eduardo Campos irá diretamente à sede do PSB, na av. Pedro Paes de Azevedo, 166, Salgado Filho. E lá, às 15h00, concede coletiva aos jornalistas sergipanos. Depois de receber o título proposto pelo deputado Venâncio Fonseca (PP), Campos volta ao Recife onde novamente será homenageado por economistas.
Quem vem junto com Eduardo Campos, além de sua assessoria, é o ex-deputado Pedrinho Valadares, hoje assessor direto do líder pernambucano. Vale lembrar, que é Campos, inclusive, quem “luta” para convencer Pedrinho a sair candidato ao Senado pelo PV aqui no Estado. O convencimento é fácil. Mas a disputa, convenhamos, dificílima.

CONSCIÊNCIA NEGRA

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) abriu ontem, evento alusivo ao Dia Nacional de Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e em comemoração à campanha anual dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Ao abrir o debate, a parlamentar sergipana apontou dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo os quais, entre 2001 e 2011 mais de 60% das mulheres assassinadas no país eram negras. Segundo o Mapa da Violência, Sergipe é o 11º Estado com maior proporção de assassinatos da população negra do país (39,8) e o nono estado com maior taxa de vitimização da população negra (em comparação com a população branca) (293,9). Isso quer dizer que em Sergipe, a cada branco assassinado, são mortos três negros. Em Aracaju, a proporção é de quatro negros para um branco.

CORUJÃO X SEGURANÇA

O empresariado do setor Turístico recebeu a noticia de criação de novas linhas de ônibus a partir da meia-noite, o chamado corujão, com extrema alegria. Para a vice-presidente da ABIH, Daniela Mesquita, a notícia foi recebida pela rede hoteleira em boa hora e com grande euforia. "Estas linhas de ônibus na madrugada eram um anseio de todo o trade que agora está sendo concretizado pela atual administração. Facilita o acesso de quem chega a Aracaju aos hotéis e restaurantes da cidade. Antes eles só tinham a opção de taxi, hoje já facilita mais com a opção de ônibus na madrugada". Agora, no entanto, a preocupação de todos passa a ser com a segurança dos ônibus e dos passageiros no período da madrugada. É que a criminalidade grassa pelo dia, imagine, então, o que não será das nossas noites “quentes” de verão.

RECORDE DE EMPREGOS

Segundo o Caged do Ministério do Trabalho, o emprego formal em Sergipe teve o melhor resultado para o mês de outubro dos últimos 10 anos. Foram criadas 4.993 vagas. Em outubro de 2012, foram criadas 3.139 novas vagas, frente as 4.993 vagas de outubro/2013, um acréscimo de 59% (dois terços). A indústria de transformação criou 2.208 novas vagas, e a agropecuária, com 1.757 novas vagas, lideraram a geração de emprego em outubro em Sergipe. Grande parte desse acréscimo do emprego se deve ao fato da indústria sucroalcooleira ter voltado a empregar, com o início da safra.

SOLTANDO O VERBO:

“Precisamos, cada vez mais, estar atentos à questão da violência que vitima todas as mulheres e, de maneira mais acentuada, as negras e pobres”.

Senadora Maria do Carmo sobre a violência contra as mulheres.

REFLEXÃO:

“Não se associe aos maus, pois eles podem crescer em número”.

George Herbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!