Apesar de o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) já ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa, há, ainda, uma grande preocupação por parte dos servidores estaduais quanto à sua implementação. No entanto, de acordo com o secretário-adjunto de Comunicação, Sales Neto, o governo do Estado não deixará de priorizar os servidores. “Há 30 anos, os oficiais administrativos vêm buscando o reconhecimento pelo seu trabalho. Nunca nenhum governante apoiou essa categoria. Agora, o governador Jackson deu esse passo importante”, afirmou Neto.
O secretário faz questão de destacar que estar de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é uma obrigação dos governos. E garante: “Nós estamos no limite prudencial, mas não o ultrapassamos. A depender da situação financeira do Estado, esse plano pode ser, sim, implementado já a partir de maio ou, no mais tardar, até dezembro, conforme está descrito no PCCV”. É bem verdade que o governo tem buscado a contenção de despesas e o aumento da arrecadação para se manter abaixo do chamado limite prudencial. Ainda no ano passado, o governador Jackson Barreto assinou um decreto, determinando uma série de cortes com o intuito de economizar R$ 80 milhões. E, além disso, há hoje um esforço hercúleo da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para aumentar a arrecadação do ICMS de Sergipe.
Para o secretário Sales Neto, o que não pode ser descartado é o significado do PCCV para o servidor. “Essa é uma conquista histórica para a categoria. Não é um plano desse governo. É um plano de Estado, que vai ficar para toda a carreira desses servidores. O governo só está pedindo 30 dias a uma categoria que já esperou 30 anos. Estamos fazendo todo o esforço para enquadrar o plano ainda esse ano. Mas, de qualquer forma, o funcionário público está resguardado”, garantiu.
Na opinião do economista e especialista em gestão pública, Idalino Souza, a implementação do PCCV não é uma questão que depende tão somente da boa vontade dos atuais gestores públicos, há outro grande problema a ser vencido por Jackson Barreto. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014 não contempla a implementação do Plano. E isso, certamente, será um grande óbice... Uma verdadeira ducha fria nas boas intenções de todos.
REFINARIA DE CARMÓPOLIS
A presidente da Petrobras, Graça Foster, ao responder ontem ao comentário do senador Eduardo Amorim, relacionado à instalação de uma refinaria em Sergipe, por meio da Costa Global e do Grupo Ref Brasil, que já tinha inclusive assinado um protocolo de intenções com governo do estado, numa negociação estimada em cerca de R$ 120 milhões, respondeu: “A Petrobras manifestou que não tinha o menor interesse nessas refinarias e não seria em hipótese nenhuma parceira delas, isso foi claramente passado ao ex-diretor”. Ou seja, era apenas o “Paulinho” que estava dando seus pulinhos!
VAREJO EM CRESCIMENTO
Pesquisa Mensal de Comércio, realizada pelo IBGE, aponta que o Comércio Varejista de Sergipe mantém, em 2014, uma boa trajetória de crescimento. A Pesquisa é responsável por produzir indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas. De acordo com a pesquisa, em fevereiro deste ano foi registrando aumento de 1,5% no volume de vendas em relação ao mês anterior - o quinto maior aumento do país, atrás somente de Amapá (3,8%), Pará (2,4%), Mato Grosso (2,1%) e Ceará (1,8%), equiparando-se com o estado de Alagoas.
ESTÁDIO JOÃO HORA
O Governo fará hoje a entrega da iluminação e do gramado do estádio do Sergipe, o João Hora de Oliveira. Sem dúvida, um importante investimento de estímulo ao esporte com o apoio do Banese, que sempre ajudou esse segmento, patrocinando o campeonato sergipano de Futebol, o Programa Esporte para Todos, entre outros eventos esportivos. Somente em 2013, o Banese investiu mais de um milhão de reais no esporte sergipano, sempre acreditando no esporte como instrumento de inclusão social. A solenidade acontece às 20h00.
SOLTANDO O VERBO:
“Quero deixar claro que as minhas atitudes se baseiam em convicções e, por essa razão, não abrirei mão dos meus ideais. Não compactuo e nem compactuarei jamais com malfeitores. A política exige das pessoas corretas posicionamentos firmes. Portanto, não claudicarei e nem aceitarei me aliar a eles porque sonho com o um estado melhor para os meus conterrâneos”.
Dep federal Mendonça Prado em ataque direto aos irmãos Amorim.
REFLEXÃO:
“O orgulho é uma cerca de arame farpado que machuca quem está de ambos os lados”.
Eça de Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!