
Sergipe Notícias: O governo está em uma temporada de inaugurações e assinaturas de ordens de serviço. Como tem sido, para o senhor, executar todas essas ações desde que assumiu o comando do Estado?
Jackson Barreto: Toda minha vida foi de muito trabalho. É o que me move. Desde que assumimos a responsabilidade de dar continuidade a um projeto vitorioso que nos foi entregue pelo saudoso amigo governador Marcelo Déda não descansamos na busca de levar os benefícios do governo para nossa gente. O nosso governo tem por obrigação governar para todos, mas minha história sempre foi ao lado dos mais pobres e todo nosso planejamento é feito com este foco, priorizar aqueles que mais precisam. Confesso que às vezes me sinto cansado, mas o contato com o povo recarrega minhas energias e eu me sinto rejuvenescido. Enquanto for a vontade de Deus e do povo de Sergipe, estarei à disposição para dar minha contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos.
SN: O Estado está vivendo um momento de ampliação nas exportações e crescimento industrial. Como o governo do estado tem feito sua política de fomento à produção?
JB: Temos uma política de incentivo fiscal e locacional exitosa que já atraiu mais de 100 empresas, gerou mais de 16.000 empregos (só a empresa ALMA VIVA gera hoje 5.500 empregos diretos) em empreendimentos que somam mais de R$ 800 milhões, além daqueles que estão em processo de implantação, como a Saint Gobain. Vale registrar o Shopping Aracaju Parque que irá já a partir de setembro/2014, início de sua construção 1.000 empregos diretos e quando estiver pronto em 2016 irá proporcionar mais 3.000 empregos diretos para a nossa população. Não foi à toa que Sergipe foi o Estado que mais gerou empregos proporcionalmente em todo o país no período de março de 2013 a março de 2014. Isso chama-se planejamento estratégico aliado a um empenho muito grande da nossa equipe e uma visão de futuro que compreende que para que as pessoas vivam bem elas precisam ter empregos e empregos de qualidade. No campo do comércio exterior sergipano, a corrente de comércio de Sergipe (soma de exportações mais importações) ficou em US$ 92.648 mil, e os principais produtos da pauta de exportação sergipana são: sucos cítricos, açúcar e calçados, setores dinâmicos da indústria local.
SN: As dificuldades financeiras que o Estado está enfrentando devido à queda dos repasses e da arrecadação tem provocado problemas para o andamento da máquina pública estadual?
JB: As quedas nos repasses do FPE estão prejudicando os Estados brasileiros que o tem como sua principal fonte de recursos, que é nosso caso. Mesmo com os aumentos de arrecadação de ICM’s não há como cobrir essas perdas que criam dificuldades para que possamos trabalhar todas as carências que a nossa gente precisa e tem necessidade. Mas isso não faz com que tenhamos o direito de cruzar os braços e achar que não tem jeito. É por isso que eu arregaço as mangas e vou atrás de recursos em Brasília para que possamos continuar fazendo obras, gerando empregos e desenvolvendo nosso Estado. Até junto ao BID eu estive para buscar recursos para a saúde que infelizmente foi inviabilizado pelos deputados de oposição, mas nada disso me tira o ânimo. Eu não tenho medo de problemas e nem de dificuldades, se tivesse não estaria na vida pública. Peço a Deus todos os dias mais força para continuar essa luta. E Ele não tem me faltado.
SN: O processo eleitoral está chegando e o senhor, candidato à reeleição. O senhor espera que todos os partidos do arco de alianças que participaram dos outros processos estejam ao seu lado na disputa?
JB: Nossa expectativa é não apenas preservar nosso arco de alianças mas de ampliá-lo. Estamos trabalhando para isso porque estamos interpretando um desejo das ruas que é a vontade de que haja continuidade deste projeto que vem transformando a realidade de Sergipe para melhor. Não podemos retroagir e não tenho dúvidas de que iremos criar um grupo extremamente competitivo para atender esse desejo de nosso povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!