Com o crescimento do mercado de seguros em Sergipe, empresas que dizem oferecer um serviço similar ao seguro automotivo, denominado “proteção veicular”, por meio de planos de seguros não regulamentados, podem causar um grande prejuízo às pessoas que as contratarem.
Segundo o estudante Deilton Cordeiro, o prejuízo causado por uma empresa de serviço de proteção foi superior a mil reais. A empresa que ele contratou fechou as portas e foi embora de Aracaju, não prestando o serviço prometido para o estudante. “Contratei um serviço de assistência 24 horas e quando meu carro quebrou, fiquei sem atendimento. Nem o telefone da empresa existia mais”, reclamou o estudante lesado.
A entidade que regulamenta o serviço de seguros no Brasil, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda, aplicou multas no valor de 331 milhões de reais para empresas que oferecem o serviço de proteção, considerado um seguro irregular.
O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (Sincor-SE), Érico Melo, afirma que contratar esse tipo de serviço é um erro do consumidor, pois estão vendendo como seguro, sem que tenha as mesmas atribuições. “Por vários motivos é um risco enorme para o consumidor contratar serviços de proteção com essas associações. O principal deles é que a empresa pode fechar suas portas a qualquer momento, deixando os clientes no prejuízo, como já aconteceu, já que não existem reservas que garantam as indenizações como nas seguradoras autorizadas a atuar pela Susep. Esse tipo de serviço é oferecido por seguradoras piratas, sem compromisso com o cliente”, disse o presidente.
Para combater a atuação das “seguradoras piratas” no estado, o Sincor-SE criou uma comissão que ficará responsável por receber as denúncias, apurar a veracidade e remeter aos órgãos competentes para que as medidas cabíveis sejam adotadas. Para que o consumidor possa ter certeza de fazer o contrato de seguro com uma seguradora autorizada, que atenda Às exigências legais, é indispensável a contratação através do corretor de seguros, profissional habilitado e preparado para auxiliar o segurado a escolher a opção mais viável e adequada às necessidades do contratante.
O sindicato continua fazendo as averiguações para encontrar seguradoras piratas em Sergipe. Caso os clientes que já tenham sido lesados ou procurados por vendedores suspeitos e queiram fazer denúncias dos fraudadores, o Sincor-SE disponibiliza atendimento via telefone pelo 3211-1588 e através do email combate@sincor-se.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!