Banese

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Governo abre Processo Seletivo para Cuidador Escolar

Com o objetivo de dar maior suporte as atividades de apoio aos alunos com deficiência que acarreta dificuldades no autocuidado, no âmbito das Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, o Governo do Estado, através das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação, abre novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para 80 vagas de Cuidador Escolar. As vagas serão destinadas as nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) e a Diretoria Regional de Aracaju (DEA).    

No exercício de suas atividades, cada educador será responsável por até quatro alunos com deficiência. Entre as atividades que serão desempenhadas por esse profissional estão o acompanhamento e auxílio ao aluno com deficiência severamente comprometido no desenvolvimento das atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas (fisiológicas e afetivas) satisfeitas, fazendo por esse aluno somente as atividades que ele não consiga fazer de forma autônoma.

O cuidador deve ainda atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe da escola; escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada; auxiliar nos cuidados e hábitos de higiene e necessidades fisiológicas desse aluno; estimular e ajudar na alimentação e na constituição de hábitos alimentares saudáveis; auxiliar na locomoção do aluno; realizar sempre que necessário as mudanças de posição do aluno para maior conforto da pessoa cuidada em sala de aula; e acompanhar o aluno durante as aulas da disciplina Educação Física, recreio e/ou qualquer atividade que se fizer necessário.

Inscrições

Para participar do Processo Seletivo, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio, e possuir certificado expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretária ou Conselhos Estaduais de Educação. A remuneração será de R$ 800,00 mensais, por uma carga horária de 44 horas semanais, podendo o candidato ser lotado nos turnos matutino, vespertino ou noturno, observada a necessidade da unidade de ensino onde for lotado.

Fonte: Seplag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!