Banese

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

“Falta material para realizar doação de sangue no Hemose”, denuncia Jailton

Invariavelmente, quem procura o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) encontra dificuldades para realizar a sua doação de sangue por conta da falta de material. A denúncia foi feita pelo vereador Jailton Santana (PSC) durante o seu pronunciamento no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira (17). O parlamentar lamentou que um serviço tão essencial esteja sendo comprometido, ainda mais nesta época de festas.


Jailton destacou que duas vezes esta semana os doadores voltaram para casa sem conseguir colher o sangue. “As pessoas abrem mão do lazer ou da folga para praticar este gesto do bem, mas faltam insumos necessários pare realizar coleta de sangue e os profissionais não podem desempenhar suas atividades. A saúde tem que ser colocada em primeiro plano”, afirmou, apelando para que o governo do Estado não permita que a situação se torne recorrente. 

O vereador chamou atenção para o fato de que o Hemose intensifica as ações para captação de novos doadores e preparação do estoque para o período das festas de final de ano e férias escolares, mas sem a regularidade da coleta, a população pode ficar desassistida. “Neste período é quando há maior necessidade de que o banco de sangue esteja abastecido porque muitos bebês as pessoas exageram nas comemorações e acabam se envolvendo em acidentes. Além disso, o Hemose também atende pacientes que realizam cirurgia em hospitais públicos e privados”, observou Santana. 

Agentes de Endemias 

O vereador aproveitou para reforçar o pedido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quanto às condições de trabalho para os agentes de endemias que estão atuando no combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, chikungunya e zika, que tem provocado o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos.

“Os agentes me disseram que estão aptos e dispostos a continuar trabalhando no combate ao mosquito, mas nos deixa triste a informação de que falta material. Solicito à Secretaria Municipal da Saúde que dê mais atenção a essa situação, pois não devemos brincar com o Aedes, antes ele causava a dengue e a pessoa melhorava com medicamentos, mas hoje ela corre o risco de voltar para casa no caixão ou com um problema de saúde para toda a vida”, alerta Jailton. 

 Da Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao nosso blog. Sua opinião é importante para nós!